Educação ambiental e artes visuais em territórios ecofenomenológicos
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644454718Mots-clés :
Epistemologias Ecológicas, Experiência estética, Pós-humano.Résumé
Há décadas as inquietações com os problemas ambientais e as tentativas de encontrar soluções para os mesmos ocupam discursos e documentos e muitos autores apontam a baixa efetividade dessas políticas públicas. A emergência do tema na contemporaneidade traz à tona discussões sobre o ser humano, seus entendimentos, vínculos e conexões com e na natureza. O presente artigo visa abordar a temática através do ensino das artes visuais sob o viés da ecofenomenologia, onde a indissociabilidade entre ser humano e natureza e a confluência do pensamento ecológico com a fenomenologia instigam reflexões sobre a horizontalidade das relações num mundo mais que humano. Sob essa perspectiva situa-se arte e educação ambiental, são apresentados três artistas e obras, onde análises destes trabalhos são elaboradas, vislumbrando dialogar com questões cotidianas e refletir sobre comportamentos e escolhas.A experiência estética presente nesses fluxos ao longo das argumentações propicia um movimento para as potencialidades transformadoras que essa vivência oportuniza, revelando-se um significativo caminho para novos direcionamentos nas relações pós-humanas. As considerações foram elaboradas sob a égide de referenciais da fenomenologia, arte e educação ambiental.
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