O brinquedo e o brincar da era digital

Autores

  • Michelle Chagas de Farias Professora titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre e doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas https://orcid.org/0000-0002-5402-9859
  • Maria Lúcia Castagna Wortmann Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas https://orcid.org/0000-0002-6029-3656

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644452854

Palavras-chave:

Estudos Culturais e Educação, Brinquedos e modos de brincar, Novas mídias e tecnologias.

Resumo

Focalizando o atual cenário de aceleradas transformações tecnológicas e dos processos comunicacionais, este estudo tem como propósito central refletir sobre os efeitos que as chamadas novas mídias e tecnologias têm produzido sobre a configuração dos brinquedos e também sobre os modos de brincar. O artigo está organizado em três seções: primeiramente destaca-se a vinculação da cultura infantil às mídias; na segunda seção, examina-se a trajetória de uma marca de brinquedos; e, por último, registram-se “outros modos” de brincar e de pensar sobre as infâncias emergentes no contexto sociocultural contemporâneo. Compreende-se que as modificações ocorridas relativamente às interações com os aparatos tecnológicos estenderam-se aos “modos de brincar”, pois as crianças, frequentemente, brincam “conectadas” às diferentes mídias, intercalando em suas brincadeiras o “real” e o “virtual”. Entende-se, também que os significados atribuídos ao brincar foram expandidos nas novas formas de brincar e que essas estão cada vez mais aderidas a ações de consumo.

 

 

Biografia do Autor

Michelle Chagas de Farias, Professora titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre e doutoranda em Educação pela Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas

Graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná (1998), Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), Especialização em PROEJA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Bento Gonçalves, Mestrado em Educação com área de concentração em Estudos Culturais na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS, com auxílio TAXA CAPES/PROSUP (2016-2017), cursando Doutorado em Educação - Estudos Culturais na Universidade Luterana do Brasil - Canoas/RS (2018 - ). Professora titular no IFRS Campus Porto Alegre, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem visual, pedagogias culturais, consumo, infâncias.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas

Graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), tendo realizado doutorado-sanduíche com bolsa CNPq na Université Pierre et Marie Curie (ParisVI). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, e professora pesquisadora convidada do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais em educação, estudos culturais, educação em ciência, pedagogias culturais e estudos culturais de ciência.

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Publicado

2022-06-21

Como Citar

Farias, M. C. de, & Wortmann, M. L. C. (2022). O brinquedo e o brincar da era digital. Educação, 47(1), e49/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644452854