Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644435065Palavras-chave:
Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Sofrimento PsicológicoResumo
Este artigo objetiva tratar das consequências do processo educativo na formação da personalidade dos indivíduos. Resulta de revisão bibliográfica e da prática do autor em ensino e psicoterapia fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Responde à necessidade dos educadores considerarem a afetividade como condição essencial para os processos cognitivos e formação do ser social. Toma como eixo do processo educativo a significação social e o sentido pessoal. Sugere que as contradições na formação da personalidade podem se transformar em sofrimento e conflito psicológico por meio de uma ruptura entre significado social e sentido pessoal. Os resultados apontam que, os sujeitos podem alcançar, também por meio da educação, o domínio dos meios de orientação e controle de suas relações, superando as contradições que o levam ao sofrimento psicológico durante o processo educativo. Concluiu, portanto, que a educação tem um duplo caráter humanizador da personalidade, pode tanto causar sofrimento como empoderamento nos sujeitos para superação das contradições geradoras de conflito psicológico.
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