Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435065

Palavras-chave:

Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Sofrimento Psicológico

Resumo

Este artigo objetiva tratar das consequências do processo educativo na formação da personalidade dos indivíduos. Resulta de revisão bibliográfica e da prática do autor em ensino e psicoterapia fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Responde à necessidade dos educadores considerarem a afetividade como condição essencial para os processos cognitivos e formação do ser social. Toma como eixo do processo educativo a significação social e o sentido pessoal. Sugere que as contradições na formação da personalidade podem se transformar em sofrimento e conflito psicológico por meio de uma ruptura entre significado social e sentido pessoal. Os resultados apontam que, os sujeitos podem alcançar, também por meio da educação, o domínio dos meios de orientação e controle de suas relações, superando as contradições que o levam ao sofrimento psicológico durante o processo educativo. Concluiu, portanto, que a educação tem um duplo caráter humanizador da personalidade, pode tanto causar sofrimento como empoderamento nos sujeitos para superação das contradições geradoras de conflito psicológico.

Biografia do Autor

Armando Marino Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2003) e pela mesma universidade Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (2003). Pós-Graduação - Especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Marília SP (2008) , e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho - Marília SP (2011). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pedagogia e Licenciaturas). Faz parte do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural", UNESP Marília e líder do Grupo de Pesquisa "A Teoria Histórico-Cultural para o ensino e aprendizagem" da UFMS Três Lagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Psicologia Social, Formação de Professores. Tem experiência na docência no nível superior; em Psicologia Institucional - trabalho realizado com crianças em situação de risco social - e Psicoterapia com base na Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Filho, A. M. (2019). Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico. Educação, 44, e71/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435065

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