Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435065

Palabras clave:

Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Sofrimento Psicológico

Resumen

Este artigo objetiva tratar das consequências do processo educativo na formação da personalidade dos indivíduos. Resulta de revisão bibliográfica e da prática do autor em ensino e psicoterapia fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Responde à necessidade dos educadores considerarem a afetividade como condição essencial para os processos cognitivos e formação do ser social. Toma como eixo do processo educativo a significação social e o sentido pessoal. Sugere que as contradições na formação da personalidade podem se transformar em sofrimento e conflito psicológico por meio de uma ruptura entre significado social e sentido pessoal. Os resultados apontam que, os sujeitos podem alcançar, também por meio da educação, o domínio dos meios de orientação e controle de suas relações, superando as contradições que o levam ao sofrimento psicológico durante o processo educativo. Concluiu, portanto, que a educação tem um duplo caráter humanizador da personalidade, pode tanto causar sofrimento como empoderamento nos sujeitos para superação das contradições geradoras de conflito psicológico.

Biografía del autor/a

Armando Marino Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pioneiros, Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (2003) e pela mesma universidade Licenciatura e Bacharelado em Psicologia (2003). Pós-Graduação - Especialização em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Marília SP (2008) , e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho - Marília SP (2011). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Pedagogia e Licenciaturas). Faz parte do Grupo de Pesquisa "Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural", UNESP Marília e líder do Grupo de Pesquisa "A Teoria Histórico-Cultural para o ensino e aprendizagem" da UFMS Três Lagoas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenvolvimento, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Psicologia Social, Formação de Professores. Tem experiência na docência no nível superior; em Psicologia Institucional - trabalho realizado com crianças em situação de risco social - e Psicoterapia com base na Teoria Histórico-Cultural.

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Publicado

2019-09-11

Cómo citar

Filho, A. M. (2019). Processo educativo e personalidade: cuidado e superação do sofrimento psicológico. Educación, 44, e71/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644435065

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua