A oferta de matrículas e cursos de licenciatura presenciais em universidades gaúchas.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644428556Palavras-chave:
Universidades, Licenciaturas, Rio Grande do SulResumo
O artigo descreve e problematiza a oferta de matrículas e cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, na modalidade presencial, nas universidades públicas e privadas gaúchas, no contexto da forte pressão oficial pela expansão das universidades brasileiras. Considerando a importância desses cursos no campo das políticas de avaliação e formação docente para a educação básica e das políticas oficiais de expansão do ensino superior desde o final da década de 1990, este estudo justifica-se pela ausência de pesquisas que tenham como foco o impacto dessas políticas no caso do Rio Grande do Sul. Utiliza-se uma metodologia de tipo quantitativa e descritiva a partir de dados dos Censos da Educação Superior (2000, 2007 e 2013). Esses dados são interpretados a partir de estudos que têm como foco o ensino superior e a formação de professores. Com a análise observa-se que houve queda no número total de matrículas, nos cursos estudados, no período 2007-2013. Entretanto, enquanto a queda foi bastante significativa nas universidades privadas, as universidades públicas mantiveram um crescente número de matrículas, devido à criação de novas universidades públicas em regiões do estado desassistidas pela esfera federal e, ainda, à expansão da oferta de cursos e vagas nas universidades públicas já existentes. Constata-se, também, a forte presença das universidades privadas na oferta dos cursos estudados, especialmente na região Metropolitana do estado, em virtude de ser a região de maior desenvolvimento econômico e concentração populacional. Por outro lado, as universidades públicas vão desbravando as regiões mais pobres e remotas do estado.
Referências
BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica o Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação – RBE, v. 20, n. 62, jul/set, 2015.
BORGES, Maria Célia. A formação de professores nos projetos de expansão das universidades públicas: desafios e possibilidades. Revista e-Curriculum, v.13, n, 2, abr-jun, 2015. p. 252-279.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LDB 9394/96. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior Acesso em: 20/03/ 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo da educação superior – Microdados. Brasília: INEP/MEC. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/microdados. Acesso em 07/09/2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior – Resumo Técnico. Brasília: INEP/MEC, 2010. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos1. Acesso em 10/10/2015.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da educação superior – Resumo Técnico. Brasília: INEP/MEC, 2016. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/resumos-tecnicos1. Acesso em 10/10/2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Gerais do Decreto nº 6.096 – Reuni – Reestruturação e expansão das universidades federais. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov/ br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf. Acesso em: 23/04/ 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192 Acesso em: 5/04/ 2016.
DOURADO, Luiz Fernandes e SANTOS, Catarina de Almeida. A educação a Distância no contexto atual e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. In: DOURADO, Luiz Fernandes (org.) Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Goiânia: Editora UFG; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FANTINEL, Vinícius Dias. Participação das mesorregiões gaúchas no PIB do RS, entre 2010 e 2013. Revista Carta de Conjuntura FEE, ano 25, nº 02, 2016.
FREITAS, Helena Costa Lopes. PNE e formação de professores: contradições e desafios. Revista Retratos da Escola, Brasilia, v. 8, n. 15, p. 427-446, jul/dez, 2014. Disponível em: http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/451 Acesso em: 12/02/2015.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso (p.119). Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
MAGUIRE. Meg. Para uma sociologia do professor global. In: APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando (orgs). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre, Penso, 2013.
MAUÉS, Olgaíses Cabral e CAMARGO, Arlete Maria Monte de. A expansão do ensino superior , políticas de formação docente e atratividade da carreira. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 1, p.77-91, 2014. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1013 Acesso em: 09/11/2015.
ROSE, Nikolas. Governing "advanced" liberal democracies. In: BARRY, A; OSBORNE, T.; ROSE, N. (Ed.) Foucault and political reason: liberalism, neo-liberalism and rationalities of government. Chicago: The University Chicago Press, 1996. p.37-64.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________