<b> Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo</b>

Autori

  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade do Vale dos Sinos (Unilasalle), São Leopoldo, Rio Grande do Sul
  • Flor Ángeles Cabrera Rodríguez Unicersidad Autónoma de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.5902/19846444974

Parole chiave:

Intercultural education, Teacher training, Research group, Cultural diversity.

Abstract

O propósito deste trabalho é o de colocar como campo de discussão a produção de pesquisa ancorada no ambiente proporcionado pelo Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Centrou-se em conhecer o percurso da concepção de educação intercultural adotada nas pesquisas produzidas ao longo de 17 anos (1992-2009). Os intensos processos de imigração nestas últimas décadas e a consequente presença da diversidade cultural nos espaços educativos alimentam o esforço investigativo em conhecer e construir alternativas para ao enfrentamento do fenômeno da multiculturalidade. Neste cenário a discussão pautada pela noção de educação intercultural tem estimulado uma crescente produção acadêmica, aportando contribuições, explorando modelos e projetos de intervenção em contextos educativos. Observa-se que o deslocamento de concepções simples da interculturalidade dá lugar a elaborações mais complexas e que apontam para interfaces interdisciplinares na consolidação de um campo de pesquisa.

Palavras-chave: Educação intercultural; Formação de professores; Grupo de
pesquisa, diversidade cultural.

Biografie autore

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade do Vale dos Sinos (Unilasalle), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação

Bolsista CNPq. Professor do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia do Unilasalle

Flor Ángeles Cabrera Rodríguez, Unicersidad Autónoma de Barcelona

Catedrática da Universidad de Barcelona - Departamento Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación (MIDE). Investigadora del GREDI (Grupo de Investigación en Educación Intercultural).

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-04-19

Come citare

Silva, G. F. da, & Rodríguez, F. Ángeles C. (2011). <b> Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo</b>. Educação, 36(1), 121–140. https://doi.org/10.5902/19846444974

Fascicolo

Sezione

Artigo Demanda Contínua

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i