<b> Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo</b>

Auteurs-es

  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade do Vale dos Sinos (Unilasalle), São Leopoldo, Rio Grande do Sul
  • Flor Ángeles Cabrera Rodríguez Unicersidad Autónoma de Barcelona

DOI :

https://doi.org/10.5902/19846444974

Mots-clés :

Intercultural education, Teacher training, Research group, Cultural diversity.

Résumé

O propósito deste trabalho é o de colocar como campo de discussão a produção de pesquisa ancorada no ambiente proporcionado pelo Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Centrou-se em conhecer o percurso da concepção de educação intercultural adotada nas pesquisas produzidas ao longo de 17 anos (1992-2009). Os intensos processos de imigração nestas últimas décadas e a consequente presença da diversidade cultural nos espaços educativos alimentam o esforço investigativo em conhecer e construir alternativas para ao enfrentamento do fenômeno da multiculturalidade. Neste cenário a discussão pautada pela noção de educação intercultural tem estimulado uma crescente produção acadêmica, aportando contribuições, explorando modelos e projetos de intervenção em contextos educativos. Observa-se que o deslocamento de concepções simples da interculturalidade dá lugar a elaborações mais complexas e que apontam para interfaces interdisciplinares na consolidação de um campo de pesquisa.

Palavras-chave: Educação intercultural; Formação de professores; Grupo de
pesquisa, diversidade cultural.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade do Vale dos Sinos (Unilasalle), São Leopoldo, Rio Grande do Sul

Doutor em Educação

Bolsista CNPq. Professor do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia do Unilasalle

Flor Ángeles Cabrera Rodríguez, Unicersidad Autónoma de Barcelona

Catedrática da Universidad de Barcelona - Departamento Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación (MIDE). Investigadora del GREDI (Grupo de Investigación en Educación Intercultural).

Téléchargements

Publié-e

2011-04-19

Comment citer

Silva, G. F. da, & Rodríguez, F. Ángeles C. (2011). <b> Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo</b>. Educação, 36(1), 121–140. https://doi.org/10.5902/19846444974

Numéro

Rubrique

Artigo Demanda Contínua

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s