Olhares descoloniais na formação continuada de professores desde a América Latina

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle https://orcid.org/0000-0002-6294-2322
  • Tatiane Peres Zawaski Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da rede privada de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). https://orcid.org/0000-0003-2272-9671
  • Juliana Aquino Machado Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUC. Diretora de Formação, Pesquisas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação de Canoas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI). https://orcid.org/0000-0002-9282-0449

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644445270

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Descolonialidade, Pensamento latino-americano.

Resumo

Neste trabalho parte-se das seguintes questões: em que estágio se encontra a formação continuada de professores na região latino-americana? Onde se concentram as similaridades e diferenças entre as diferentes nações da região? Que sínteses são possíveis de realizar? Que horizontes operacionais emergem dessas perspectivas de formação? Para dar conta desse desafio recorre-se a produção do tipo estado da arte disponível, tomando por critério, estudos que contemplem o máximo de países latino-americanos. Na exploração e análise do material selecionado foi possível constatar, dentre outros aspectos, que a abundância e a diversidade de ações empreendidas no campo da formação continuada de professores são geralmente acompanhadas pela descontinuidade, dificultando ou até mesmo impossibilitando o acompanhamento dessas ações.  A falta de institucionalização das ações formativas, através de políticas públicas, agrava o quadro. A abertura dos meios acadêmicos para ações planejadas, contemplando e priorizando demandas originadas do chão da escola ainda permanecem sendo desafios a serem enfrentados.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação

Professor do Programa de Mestrado em Educação e do Curso de Pedagogia da Universdiade La Salle. Pesquisador do CNPq

Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI) 

Tatiane Peres Zawaski, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da rede privada de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da rede privada de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

Juliana Aquino Machado, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUC. Diretora de Formação, Pesquisas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação de Canoas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Bolsista CAPES/PROSUC. Diretora de Formação, Pesquisas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação de Canoas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Silva, G. F. da, Zawaski, T. P., & Machado, J. A. (2022). Olhares descoloniais na formação continuada de professores desde a América Latina. Educação, 47(1), e/34 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644445270