Diálogos sobre educação sexual no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos do campo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644490913

Parole chiave:

Círculo dialógico, Educação sexual, EJA campo

Abstract

O presente estudo teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas em um curso de formação continuada sobre educação sexual por meio dos Círculos Dialógicos Freireanos para professores da Educação de Jovens,  Adultos e Idosos de uma escola do campo. Nosso foco foi refletir sobre a formação de professores da referida modalidade, buscando tecer algumas reflexões sobre os saberes gerados e adquiridos, com o intuito de compreender os processos formativos que permearam as etapas e atividades do curso de formação. O estudo enquadra-se numa pesquisa qualitativa, participante e descritiva e foi desenvolvido com dez educadores e dois gestores de uma escola do campo do município de Antônio Cardoso, Bahia, Brasil. A busca por conhecer os aspectos relacionados à prática docente sobre sexualidade proporcionou um exercício para superação de práticas de normalização e valorização da temática para a formação de docente do campo. O estudo também proporcionou o exercício de autoconhecimento dos participantes, revelando aspectos de seu cotidiano, como os conflitos geracionais e as vivências da sexualidade, numa perspectiva contemporânea. O uso do Círculo Dialógico Freireano instigou o protagonismo, visto que os professores discutiram temas polêmicos e relevantes e ainda mediaram o conhecimento entre seus pares.  Atestamos que existe a necessidade de estudos que envolvam a participação  dos jovens, adultos e idosos, por considerarmos que estes possuem improtantes contribuições sobre a temática.

Biografie autore

Cristiane de Oliveira Cerqueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Graduada em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED).

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED).

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, J. L. Educação de jovens e adultos: uma abordagem para a educação sexual. 2013. (Artigo científico apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação do Paraná), 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uenp_cien_artigo_jurene_luiz.pdf. Acesso em 10. jan 2024.

AUGUSTO, Stephanie Oliveira, MENDES, Maricleide Pereira de Lima. Ensino por investigação para os conteúdos de número atômico e partícula subatômica à luz da educação do campo. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 269-294, jan./jun. 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo R. Pesquisa participante: a partilha do saber. Ideias & Letras, 2006.

BZUNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia dos professores. In: F.F. Sisto, G. de Oliveira, & L. D. T. Fini (Orgs.). Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna.; JESUS, Sonia Meire Santos de Azevedo (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”. 2ª edição, 2005.

CERQUEIRA, Cristiane de Oliveira; MENDES, Maricleide Pereira de Lima. Educação sexual nos documentos oficiais: uma breve análise. Revista Educação em Foco. Ano 26, n. 49 – Mai./ Jul. 2023.

CERQUEIRA, Cristiane de Oliveira. Do silêncio ao diálogo: uma pedagogia freireana para discutir a educação sexual na EJA campo. Dissertação (Mestrado), 2024

COSTA, Cláudia Borges; MACHADO, Maria Margarida. Círculos de Cultura em Goiânia: memória e história da educação de jovens e adultos. Anais do IV Colóquios de Política e Gestão da Educação, n. 4, p. 289-300, 2023. Disponível em: https://www.anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1092/1289. Acesso em: 05 jan. 2024.

DANTAS, Vera Lúcia; LINHARES, Angela Maria Bessa. Círculos de Cultura: problematização da realidade e protagonismo popular. II Caderno de Educação Popular em Saúde, Ministério da Saúde, 2014. Disponível em:http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/texto-2-4-cc3adrculos-de-cultura.pdf. Acesso em: 12 jan. 2024.

DI PIERRO, Maria Clara; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, 2001, p. 58-77. http://www.acaoeducativa.org.br/downloads/parte1.pdf acessado em 12 de jan. de 2024.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 16. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com pedagogia do oprimido. Ed 29. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2021.

GADOTTI, Moacir. Saber aprender: um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação. In: LINHARES, Célia; TRINDADE, Maria.

Compartilhando o mundo com Paulo Freire. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez editora, 2022.

SOUZA, Lara Nascimento Dias de; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Educação de jovens e adultos – uma educação da resistência. Revista Educação. Santa Maria. v. 49, 2024

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 7-34. 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

MINAYO, M. C. S.; DELANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

NÓVOA, António. Conhecimento Profissional Docente e Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.27 n.270129, p. 01-20, nov. 2022.

NÓVOA, António. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.

ZANATA, Luiz Fabiano et al. A educação em sexualidade na escola Itinerante do MST: percepções dos(as) educandos(as). In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 443-458, abr./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/TrXCc6xhN84qdgfD456wLzm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20.jan 2024.

OLIVEIRA, E. B.; PAIXÃO, G. S.; SANTOS, F. N.; SAMPAIO, B. S. Temas geradores como contribuição metodológica para a prática docente. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, n. 2, p, 8-18, 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Sexual and Reproductive Health. WHO, 2006. Disponível em https://www.who.int/reproductivehealth/topics/sexual_health/sh_definitions/en: Acesso em: 12 jan 2024.

PAULO, Fernanda dos Santos; TROMBETTA, Sérgio. Educar é sempre um ato político: desafios contemporâneos. Revista Ideação, v. 23, n. 2, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25553. Acesso em: 20 jan. 2024.

Pubblicato

2026-01-16

Come citare

Cerqueira, C. de O., & Mendes, M. P. de L. (2026). Diálogos sobre educação sexual no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos do campo. Educação, 51(1), e13/01–27. https://doi.org/10.5902/1984644490913