Evidências de uma educação menor em acontecimentos conviviais com teatro

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486833

Parole chiave:

Educação, Teatro-menor, Acontecimento convivial, Micropolítica

Abstract

Neste artigo buscamos expor algumas evidências de uma Educação Menor em experiências artísticas realizadas pelo espaço coletivo de cultura de artes cênicas Casarão do Boneco, focando um dos seus eventos mais coletivos, o Amostraí, citando por vezes ações do grupo In Bust Teatro com Bonecos, seu primeiro habitante. Estas experiências serão aqui discutidas no âmbito do conceito de Literatura Menor, apresentado por Gilles Deleuze e Felix Guattari, porém, deslocado e argumentado a partir de Silvio Gallo, no campo da educação, e de Heloisa Marina, no campo dos afazeres da atividade teatral. Estas ações coletivas serão atravessadas por algumas compreensões de Jorge Dubatti em torno do acontecimento teatral e do convívio que se estabelece nele. Colocaremos a palavra Educação neste nível do acontecimento convivial, nas trocas espontâneas de experiências e saberes, em uma forma de aprendizado autônomo e mútuo. Assim, entenderemos estas experiências artísticas como vias minoritárias, espaço de trânsitos de micropolíticas em acontecimentos conviviais.

Biografie autore

Paulo Ricardo Silva do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação na Amazônia-EDUCANORTE PGEDA/NEB/UFPA, Mestre em Artes pelo PPGArtes do Instituto de Ciência das Artes da UFPA, Graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Atua em Teatro desde 1984. É integrante do núcleo condutor do Grupo In Bust Teatro com Bonecos, desde a fundação em 1996. Atua em todas as atividades do grupo, mas, principalmente na função de ator manipulador, na direção de espetáculos, na gerência e produção de projetos. Com o In Bust, já esteve em apresentações, temporadas e festivais, em mais de70 municípios paraenses e em mais de 30 cidades de outros 20 estados brasileiros, coordenou todos os projetos de circulação e mostras de teatro de animação. Atuou em 32 espetáculos teatrais, como ator, ator-manipulador e como diretor; em 03 curtas-metragens e em mais de 100 episódios do programa Catalendas, na TV Cultura do Pará, manipulando bonecos e dublando personagens. Foi professor de teatro e, posteriormente, coordenador do setor de Arte e Cultura do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) .É contador de Histórias. Ministra oficinas de teatro com bonecos. Gerador de ações do Casarão do Boneco, experimentando um aprendizado em vivências compartilhadas, ações colaborativas e atuações em rede. Articulador do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará e Conselheiro Estadual de Cultura do Pará. Cultivador de quintais florestais.

Jose Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Vice-coordenador e Pesquisador do Grupo ANARKHOS - Micropolíticas, Performances e Experimentações Literárias (Diretório CNPQ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Pesquisa Educacional. Desenvolve estudos relacionados à Filosofia da Diferença, Micropolítica, Arte-Performance e Educação. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa " Arte-performance: variações anárquicas e experimentações pedagógicas na educação" (UFPA)

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Pubblicato

2025-01-29

Come citare

Nascimento, P. R. S. do, & Miranda, J. V. A. (2025). Evidências de uma educação menor em acontecimentos conviviais com teatro. Educação, 50(1), e8/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644486833