Re-habitar a escola na era do Antropoceno: contribuições da mesologia para um novo olhar sobre as condições de trabalho docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485359

Parole chiave:

Antropoceno, Condições de trabalho docente, Si mesológico

Abstract

Mais que uma nova era geológica em estudo no campo das ciências naturais, face às mudanças climáticas e impactos da atividade humana sobre o planeta, o antropoceno tem se mostrado um fértil aporte conceitual para a produção de conhecimentos nas ciências humanas e sociais, em especial no campo educacional. Diante desse quadro, o artigo se interessa pelo antropoceno com o duplo objetivo de identificar as questões que o conceito suscita em âmbito educacional, especialmente no que se refere às condições de trabalho docente, e propor novas ferramentas teóricas capazes de contribuir ao enfrentamento dessas questões. Para tanto, apoia-se em uma pesquisa em curso de realização de acordo com os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa biográfica em educação, intitulada “Condições de trabalho docente e promoção da saúde global à luz do conceito de ‘permacultura humana’: análise e propostas para responder aos desafios do Antropoceno na escola como instituição do laço”. Após traçar brevemente as origens e debates em torno da noção de antropoceno e constatar a necessidade que ela convoca no sentido de pensar a educação de novas maneiras, o artigo discute as reconfigurações do espaço na contemporaneidade, em suas incidências sobre o espaço da escola para, por fim, propor o conceito de si mesológico. Oriundo da mesologia, este revela ser uma potente ferramenta teórica para o enfrentamento da urgência de transformações profundas na relação a si mesmo, ao outro e ao mundo natural e social que se encontra no cerne dos desafios antropocênicos e de seus impactos em meio escolar, que pode ser re-habitado enquanto instituição de vínculos.

Biografie autore

Valérie Melin, GIS Le Sujet dans la Cité Sorbonne Paris Nord-Campus Condorcet; CIREL Centre interuniversitaire de recherche en éducation de Lille - Université de Lille

Doutora em Educação pela Universidade de Paris 13. É professora de filosofia e ciências educacionais na Universidade de Lille, pesquisadora do Laboratório CIREL, França, e membro do GIS Le Sujet dans la Cité Sorbonne Paris Nord-Campus Condorcet. Sua pesquisa se concentra sobre as condições teóricas e práticas de transformação das instituições de ensino e de formação, para que possam enfrentar o desafio de incluir as subjetividades na construção da relação ao saber.

Carolina Kondratiuk, GIS Le Sujet dans la Cité Sorbonne Paris Nord

Doutora em Educação com dupla titulação pela Universidade de São Paulo (Brasil) e pela Université Paris 8 (França), possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Foi docente no Departamento de Educação da Université Paris 12 (UFR SESS) e membro do Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE), onde fez parte do grupo de pesquisa Pôle Initiatives en Recherche Biographique. Foi ainda responsável pela formação contínua de educadores da infância, com foco em didática, teorias de ensino e práticas pedagógicas, no Centro de Estudos da Escola da Vila e no Prosa / Dialogue, vinculado ao Mosteiro São Geraldo de São Paulo. Foi coordenadora pedagógica da Educação Infantil no Colégio Santo Américo, além de professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1 em colégios como Escola da Vila e Visconde de Porto Seguro. Participou, ainda, da criação de materiais pedagógicos voltados à educação emocional para crianças de 3 a 6 anos, com foco em educação para a felicidade e educação para a paz, levando em conta as relações entre educação emocional, formação social e sucesso escolar. Atualmente, é coordenadora de pesquisa no GIS (Grupo de interesse científico, na sigla francesa) Le sujet dans la Cité e pesquisadora do Laboratoire CIRCEFT (Université Paris 8)

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Pubblicato

2024-05-13

Come citare

Melin, V., & Kondratiuk, C. (2024). Re-habitar a escola na era do Antropoceno: contribuições da mesologia para um novo olhar sobre as condições de trabalho docente. Educação, 49(1), e81/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644485359

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações

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