A pesquisa-intervenção na perspectiva metodológica: Articulações entre temas e propostas em um Mestrado Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484250Parole chiave:
Pesquisa-intervenção, Mestrado profissional, Gestão educacionalAbstract
O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate acerca do caráter interventivo dos mestrados profissionais do campo da Educação. Para isso, foram analisadas as 157 dissertações defendidas entre os anos de 2014 e 2021 junto a um Programa de Pós-graduação em Gestão Educacional, buscando conhecer a existência das propostas interventivas a partir das pesquisas realizadas e dos temas a que elas vêm se vinculando. Para isso, a perspectiva metodológica da Cartografia possibilitou a percepção de pistas importantes para o acompanhamento dos processos de pesquisa. A ideia de pesquisar as produções realizadas sempre esteve vinculada ao status reflexivo do próprio mestrado e do debate sobre o que seria intervenção no universo da pesquisa em Educação, contribuindo para uma discussão mais ampliada. Assim, por meio deste estudo, conclui-se que a pesquisa-intervenção vem se consolidando enquanto perspectiva de pesquisa e conseguindo revelar, por intermédio das intervenções propostas, a atenção ao caráter polissêmico, complexo e atual dos estudos acerca sobre gestão educacional.
Riferimenti bibliografici
ANDRE, Marli Elisa Dalmazo Afonso. Mestrado profissional e mestrado acadêmico: aproximações e diferenças. Revista diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06. Acesso em: 21 mai. 2024.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.
BIANCHETTI, Lucídio; FÁVERO, Osmar. História e histórias da pós-graduação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 30, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WnyNvHfpMyhmKW7LzfX33Wf/. Acesso em: 21 mai. 2024.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 7, de 22 de junho de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-Normativa-7-2009-06-22.pdf.pdf. Acesso em: 21 mai. 2024.
BRASIL. Produção técnica. Grupo de Trabalho. Relatório. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatorios-tecnicos-dav. Acesso em: 25 mai. 2024.
Costa, Daianny Madalena; GHISLENI, Ana Cristina. A Pesquisa-Intervenção no Mestrado Profissional e suas possibilidades metodológicas. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79785. Acesso em: 25 ago. 2022.
FIORI, Ernani Maria. Educação e política: textos escolhidos vol. 2. Coordenação de Otília Beatriz Fiori Arantes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.
IMBERNON, Francisco. Asesorar o dirigir. El papel del asesor/a colaborativo en una formación permanente centrada en el profesorado y en el contexto. Madrid – España. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2007, v. 5, n. 1, p. 145-152. Disponível em: https://revistas.uam.es/reice/article/view/10106 Acesso em: 20 mai. 2018.
MELCHIOR, Maria Celina. Avaliação Institucional da Escola Básica. Lisboa: Chiado, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 26 ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 2016.
PASSOS Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: BARROS, Eduardo; Virgínia Kastrup; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs.). Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PEREIRA, Potiguara Acácio. O que é pesquisa em educação? 2. Ed. São Paulo: Paulus. 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria (Orgs.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa e pós-graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Estudos Avançados, v. 36, n. 104, 2022. p. 226-254. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/mM4ZbvgxfKYSjWv6bwL7fMg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 mai. 2024.
STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo. Pesquisa participativa, emancipação e (des)colonidade. 1. Ed. Curitiba: CRV, 2014.
THIOLLENT, Michel. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: a partilha do poder. Aparecida, SP: 2006, p. 151-165.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Educação
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________