Interesse epistemológico e formação escolar

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470677

Parole chiave:

Conhecimento, Ensino, Epistemologia histórica

Abstract

O domínio propriamente epistemológico pode fazer sentido na formação escolar à medida que se possa considerá-lo, porventura, como uma oportunidade de aprimoramento da atividade humana de conhecer no plano do pensamento objetivo. Cabe ao ensino escolar contemporâneo o cultivo, a seu modo, dos valores de conhecimento próprios da racionalidade moderna. O aspecto propriamente epistemológico do conhecimento remete a um corpus de experiências do espírito racional, isto é, pode-se dizer de uma história de erros e superações internas ao próprio ato de conhecer, seu objetivo final é fundar a instância do pensamento instituinte, crítico e aberto. Nesse tempo histórico marcado por revoluções científicas é preciso buscar as condições de possiblidades para conhecimentos rigorosos, e mais que nunca manter o cultivo dos interesses humanos autênticos na formação. Este artigo é fruto de pesquisa da área de Educação em interlocução com referenciais da Filosofia, tendo como objetivo refletir acerca de alguns princípios do conhecimento objetivo, suas possibilidades, problemas, e sua relação com o conhecimento na escola. De um lado é preciso manter certo afastamento do caráter imediato e instrumental do conhecimento instituído, de outro lado, cabe manter proximidade com os valores de conhecimento que as ciências teoréticas podem proporcionar, ambos os lados são faces indispensáveis à reflexão acerca da formação escolar nesse início de século.

Biografia autore

Simone Alexandre Martins Corbiniano, Universidade Federal de Goiás

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, doutorado em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFG, atuando na área de Filosofia e História da Educação. Realiza pesquisa com ênfase na formação humana e na racionalidade do saber escolar; estudos ligados à epistemologia e fundamentos da educação e do ensino. Organizadora de livros como O Pensar filosófico, a cultura e a formação humana: homenagem a Ildeu Moreira Coêlho, Ed. Mercado de Letras. E também em revistas científicas como Educação e Realidade –UFRGS, Educar em Revista – UFPR, Educação e Filosofia da UFU, e Educação Sociedade da USP.     

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Pubblicato

2024-02-19

Come citare

Corbiniano, S. A. M. (2024). Interesse epistemológico e formação escolar. Educação, 49(1), e38/1–19. https://doi.org/10.5902/1984644470677