Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470444

Parole chiave:

Pretagogia, Corpo-dança, Formação Docente

Abstract

Trata-se de uma resenha crítica do livro Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, obra escrita pela professora Drª Sandra Haydée Petit publicado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EDUECE) no ano de 2015.

Biografie autore

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Josivando Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, (2022). Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, (2019). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Riferimenti bibliografici

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, 1. ed. Fortaleza: EDUECE, 2015.

Pubblicato

2024-01-20

Come citare

Vieira, M. de S., & Cruz, J. F. da. (2024). Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia. Educação, 49(1), e10/1–7. https://doi.org/10.5902/1984644470444