Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470444

Keywords:

Pretagogia, Body-dance, Teacher training

Abstract

This is a critical review of the book Pretagogia: belonging, Afroancestral body-dance and African oral tradition in the formation of teachers and professors, a work written by Sandra Haydée Petit, Professor Dr. Published by the State University of Ceará (EDUECE) in the year of 2015.

Author Biographies

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Josivando Ferreira da Cruz, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, (2022). Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, (2019). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, 1. ed. Fortaleza: EDUECE, 2015.

Published

2024-01-20

How to Cite

Vieira, M. de S., & Cruz, J. F. da. (2024). Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia. Education, 49(1), e10/1–7. https://doi.org/10.5902/1984644470444