Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470444

Palabras clave:

Pretagogia, Corpo-dança, Formação Docente

Resumen

Trata-se de uma resenha crítica do livro Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, obra escrita pela professora Drª Sandra Haydée Petit publicado pela Editora da Universidade Estadual do Ceará (EDUECE) no ano de 2015.

Biografía del autor/a

Marcilio de Souza Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2, Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes e em Educação, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC, PPGEd e PROFARTES da UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Josivando Ferreira da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, (2022). Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, (2019). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. 2 ed, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, 1. ed. Fortaleza: EDUECE, 2015.

Publicado

2024-01-20

Cómo citar

Vieira, M. de S., & Cruz, J. F. da. (2024). Corpo pretagógico em gestação: reflexões sobre pretagogia. Educación, 49(1), e10/1–7. https://doi.org/10.5902/1984644470444