A BNCC das competências e a perspectiva de inovação pedagógica de viés tecnológico e regulatório: caminhos para resistência

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468694

Parole chiave:

BNCC, Inovação pedagógica, Competência

Abstract

Neste texto, a perspectiva de inovação pedagógica trazida pela BNCC é apresentada a partir da análise das competências que constituem o referido Documento normativo da política curricular vigente. A análise documental foi realizada nesse Documento visando investigar o viés de inovação apresentado e suas implicações na reestruturação dos currículos escolares. Na análise dos achados, a partir da Análise Textual Discursiva, iniciada com as categorias a priori currículo e inovação pedagógica, e a categoria emergente competência, constatou-se que a perspectiva de inovação que permeia o Documento é a de viés preponderantemente tecnológico com a intencionalidade de regulação, homogeneização e atendimento à demanda capitalista que invade o campo educacional. Pelos resultados obtidos pode-se dizer que a BNCC apresenta a inovação regulatória que vai ao encontro da proposta pautada na Pedagogia das Competências. Essa perspectiva de padronização e homogeneização curricular, que preconiza uma educação tecnicista e que atende a um ideário de formação para o atendimento à demanda de mercado, é a visão neoliberal de educação que avança sobre a escola pública com fins de privatização. Compreende-se a necessidade ressignificar e contextualizar a BNCC como forma de resistir a esse projeto de educação neoliberal.

Biografie autore

Patrícia Gavião Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM e graduação em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS. Atua na área de Letras - Língua Portuguesa/Língua Espanhola. Foi professora do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Uruguaiana, na disciplina de Língua Portuguesa .Atualmente é professora da rede estadual de educação do RS, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola desde maio de 2010. Integrante do grupo de estudos em inovação pedagógica e formação de professores - GRUPI - Unipampa.

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Letras; especialização em Leitura; especialização em Educação -Supervisão Escolar; mestrado em Educação e doutorado em Educação. É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015 e Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

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Pubblicato

2024-07-24

Come citare

Soares, P. G., & Mello, E. M. B. (2024). A BNCC das competências e a perspectiva de inovação pedagógica de viés tecnológico e regulatório: caminhos para resistência. Educação, 49(1), e113/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644468694