The BNCC of competences and the perspective of technological and regulatory pedagogical innovation: paths to resistance

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468694

Keywords:

BNCC, Pedagogical innovation, Competence

Abstract

In this text, the perspective of pedagogical innovation brought by the BNCC is presented based on the analysis of the competences that constitute the aforementioned normative document of the current curriculum policy. The document analysis was carried out in this Document aiming to investigate the innovation bias presented and its implications in the restructuring of school curricula. In the analysis of the findings, from the Textual Discursive Analysis, starting with the a priori categories curriculum and pedagogical innovation, and the emerging category of competence, it was found that the perspective of innovation that permeates the Document is that of a predominantly technological bias with intentionality of regulation, homogenization and meeting the capitalist demand that invades the educational field. From the results obtained, it can be said that BNCC presents the regulatory innovation that meets the proposal based on the Pedagogy of Competences. This perspective of curricular standardization and homogenization, which advocates a technical education and which meets the ideal of training to meet market demand, is the neoliberal vision of education that advances towards public schools with the aim of privatization. The need to reframe and contextualize the BNCC as a way of resisting this neoliberal education project is understood.

Author Biographies

Patrícia Gavião Soares, Federal University of Pampa

Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA; graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM e graduação em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS. Atua na área de Letras - Língua Portuguesa/Língua Espanhola. Foi professora do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Uruguaiana, na disciplina de Língua Portuguesa .Atualmente é professora da rede estadual de educação do RS, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola desde maio de 2010. Integrante do grupo de estudos em inovação pedagógica e formação de professores - GRUPI - Unipampa.

Elena Maria Billig Mello, Federal University of Pampa

Graduação em Letras; especialização em Leitura; especialização em Educação -Supervisão Escolar; mestrado em Educação e doutorado em Educação. É professora e pesquisadora. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atuou como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, gestão 2012-2015 e Vice-diretora da diretoria da ANPAE/RS. É professora associada na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, na graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: valorização e formação de professores, formação acadêmico-profissional, inovação pedagógica, pedagogia universitária, política educacional, gestão da educação.

References

ACCORSI, Fernanda Amorim. Os Princípios do Relatório Jacques Delors na Revista Nova Escola. Revista Travessias. 16. ed. Vol. 6, nº 3, 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/7317. Acesso em 23 de junho de 2021.

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Reformas conservadoras e a “nova educação”: Orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação e Sociedade, Campinas, v.40, e0225329, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/fdCK8QDyRGNwBFWKsMYtvFv/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em 12 de abril de 2021.

AMORIM, Marcel Alvaro de; SOUTO, Victor Alexandre Garcia. A ressignificação da leitura literária e do leitor-fruidor na BNCC: uma abordagem dialógica. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. São Paulo, 15 (4): 98-121, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2176-457347715. Acesso em 22 de Mao de 2021.

APPLE, Michael Whitman. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Tradução: Celina Rabello Duarte, Maria Lúcia Mendes Gomes e Vera Luiza Macedo Visockis. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, set./dez., 2005. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em]: 15 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27 de novembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 de junho de 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações em educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, v. 29, p. 87-101, 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3172. Acesso em: 09 de dezembro de 2020.

CUNHA, Maria Isabel da. Pedagogia Universitária: energias emancipatórias em tempos neo-liberais. Araraquara, Junqueira e Marins Editores, 2006.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1986.

DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

ESTELLA, Antonio Monclús; VERA, Carmen Sabán. La ensenãnza en competências en el marco de la educación a lo largo de la vida y la sociedad del conocimiento. Revista Ibero Americana de Educación, 47, 159-183, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/709. Acesso em 09 de julho de 2021.

GRAVATÁ, André et al. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./mai. 2019. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 09 de maio de 2021.

LUCARELLI, Elisa; CUNHA, Maria Isabel. Inovações pedagógicas e saberes docentes: experiências de investigações e formação que aproximam Argentina e Brasil. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Orgs.). Pedagogia Universitária: Tecendo redes sobre a educação superior, Santa Maria: Ed. da UFSM, Cap. 5, p. 79-92, 2009.

MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai. 2019. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 09 de maio de 2021.

MELO Alessandro de; MAROCHI, Ana Claudia. Cosmopolitismo e Performatividade: categorias para uma análise das competências na Base Nacional Comum Curricular. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/4DQvHYbQqZRGgg5BjT6jn5y/?lang=pt. Acesso em: 23 de junho de 2021.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces.Ciência & Educação, v. 12, n. 1, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v12n1/08.pdf. Acesso em: 27 de maio de 2021.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Publicado em YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

PADILHA, Maria Auxiliadora S.; ZABALZA, Miguel Ángel. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: Em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, 14(3), 837-863, 2016.

PERRENOUD, Phillip. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

PICININI, Cláudia Lino; ANDRADE, Maria Caroline Pires de. O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. - vol. 11, n. 2, p. 34-50, 2018. Disponível em: https://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/124/32. Acesso em: 03 de dezembro de 2020.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? Rio de Janeiro: Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de Souza. Semear outras Soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Lucíola de Castro Paixão; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 100, p. 281-300, set.-dez. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/SqHHMdWVCV9Fwpgq4GRnb7B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 de julho de 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados. 2008.

TYLER, Ralph. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1977.

VEIGA, llma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 01 de agosto de 2021.

WAGNER, Flávia; CUNHA, Maria Isabel da. Qual a importância de inovar na educação superior. Revista Em Aberto - INEP, v. 32, p. 19-23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4506. Acesso em: 16 de julho de 2021.

Published

2024-07-24

How to Cite

Soares, P. G., & Mello, E. M. B. (2024). The BNCC of competences and the perspective of technological and regulatory pedagogical innovation: paths to resistance. Education, 49(1), e113/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644468694