A escala da democracia na seleção de diretores no município de Duque de Caxias (RJ)

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466180

Parole chiave:

Seleção de diretores, Gestão democrática, Plano Nacional de Educação.

Abstract

O presente artigo visa analisar o percurso realizado pelo município de Duque de Caxias (RJ) para colocar em cena a seleção de diretores das escolas municipais após aprovação do Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014) e do Plano Municipal de Educação (DUQUE DE CAXIAS, 2015). O artigo apresenta as diferentes formas como os diretores foram conduzidos à direção das escolas nos anos de 2015, após aprovação de decreto do prefeito e, em 2017, em decorrência da aprovação de uma lei. Esses movimentos demonstraram a forma de selecionar os diretores entre a eleição e a consulta pública, indicando a possibilidade de a democracia ser compreendida na perspectiva de uma escala com maior ou menor intensidade, estendendo essa análise sobre a participação dos sujeitos no processo político.

Biografie autore

Bethânia Bittencourt costa e Silva, Federal University of Rio de Janeiro

Possui graduação em Matemática - ABEU Centro Universitário (2009), pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e extensão universitária pela UFRJ, UFPE e UFRRJ. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursa doutorado em Educação na linha de Políticas e Instituições Educacionais também na UFRJ. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas Educacionais - GESED/UFRJ. Atualmente é orientadora pedagógica em redes municipais de educação na Baixada Fluminense e tem experiência na docência e gestão da Educação Básica pública e privada. Pesquisa os seguintes temas: orientação/coordenação pedagógica e gestão escolar numa perspectiva de gestão democrática, seleção de diretores no período pós Plano Nacional de Educação - PNE 2014 e o acompanhamento da Meta 19 nos Planos Municipais e Estaduais de Educação. A tese de doutorado em elaboração objetiva a construção de indicador de gestão democrática para o acompanhamento do princípio e para autoavaliação das escolas e redes públicas.

Daniela Patti do Amaral , Federal University of Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia pela (UFF, 1997), mestre em educação (UNESA, 2001) e doutora em educação (UFRJ, 2008) com pós doutorado em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas - RJ, 2011) e Pós doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora e coordenadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais. Desenvolve pesquisas sobre gestão de sistemas escolares, gestão escolar; gestão democrática de unidades escolares; processos de seleção de diretores e demais profissionais da gestão de escolas públicas; questões sobre o ensino religioso nas redes públicas e a laicidade na educação. Eleita para compor a chefia do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ para o biênio 2020-2022. Editora de Seção da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (2018-2021). Diretora da Seção Estadual (RJ) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (2019-2021). Coordenadora de cursos de licenciatura (2012-2014) e vice diretora da Faculdade de Educação da UFRJ (2014 - 2015).

Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Federal University of Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Rio Janeiro, atua, desde 2006 no Curso Normal. Professora Inspetora Escolar na mesma Rede, desde 2009. Graduada em Pedagogia pela UNIGRANRIO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela mesma universidade. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente em cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Gestão e Psicopedagogia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE), na linha de Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Trabalhou na rede privada, exercendo as funções de docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi Diretora Substituta de escola privada, Coordenadora Pedagógica e Gerente Pedagógica de cursos profissionalizantes. Também na rede privada, exerceu a função de Secretária Escolar de cursos técnicos. Exerceu por seis anos consecutivos a função de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar, atuando junto às Unidades Escolares estaduais do Rio de Janeiro,participando do projeto de implementação da ferramenta de gestão e reestruturação da Rede. Foi coordenadora da Coordenadoria do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Gestão, Planejamento, Orientação, Acompanhamento e Docência.

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Pubblicato

2023-07-10

Come citare

Silva, B. B. costa e ., Amaral , D. P. do, & Goulart, J. M. de O. (2023). A escala da democracia na seleção de diretores no município de Duque de Caxias (RJ). Educação, 48(1), e79/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644466180

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