Gestão coletiva, temporalidades e transversalidades nos processos formativos de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644456899

Palavras-chave:

Formação inicial, Temporalidades, Mediação pedagógica.

Resumo

O texto narra e problematiza potências e desafios envolvidos na proposição de uma experiência de trabalho coletivo na formação de licenciandos dos cursos de Educação Física e Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), durante o segundo semestre de 2019. Parte da prática como componente curricular e do conteúdo jogos e brincadeiras como eixo articulador de um trabalho de mediação pedagógica realizado em escolas públicas e privadas da Grande Vitória/ES, em diferentes níveis de ensino da educação básica. Ao reunir cinco professores que ministravam seis diferentes disciplinas para uma mesma turma, produziu-se a abertura de outras temporalidades (KOHAN, 2018) pela via do manejo do tempo no processo formativo e de transversalidades (GUATTARI, 2004), como busca pela superação da fragmentação dos saberes na formação de professores. Considera que a proposta de ação integrada exigiu de cada um dos participantes disponibilidade, humildade e abertura ao outro. Os participantes construíram, coletivamente, um sentido para a atividade docente como atitude transversal de pesquisa em relação às práticas e teceram redes cooperativas entre distintos campos do conhecimento e disciplinas escolares, entre sujeitos diversos, entre estudantes de Educação Física e de Matemática e entre a universidade e a escola, possibilitando o exercício de ouvir e dialogar, reafirmando e potencializando as diferenças.

Biografia do Autor

Cristiane Bremenkamp Cruz, Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisadora do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) do Cnpq. Doutora em Educação pela UFES, mestre em Psicologia pela UFF e graduada em Psicologia pela Ufes.

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do DG/CEFD/UFES; professor do PPGEF/UFES; Doutor em Ciências Humanas pela UFSC.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Associado do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado.

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Centro de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação (Nucaphe).

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Cruz, C. B., Almeida, U. R., Gomes, I. M., Mello, A. da S., & Berto, R. C. (2022). Gestão coletiva, temporalidades e transversalidades nos processos formativos de professores. Educação, 47(1), e78/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644456899