Tecnologias e Educação: o discurso da UNESCO

Autores

  • Andréa Villela Mafra da Silva Fundação de Apoio à Escola Técnica/FAETEC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644437288

Palavras-chave:

Tecnologia, UNESCO, Políticas Educacionais Contemporâneas

Resumo

O artigo apresenta documentos produzidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que evidenciam a prevalência das Tecnologias de Informação e Comunicação nos encaminhamentos das políticas educacionais contemporâneas contribuindo com o discurso do esvaziamento e da expropriação do trabalho docente. A interpretação do corpus documental neste trabalho está sustentada pela Análise Crítica do Discurso (ACD), formulada por Norman Fairclough (1989; 2001). Fairclough é reconhecido pela sua significativa contribuição ao estabelecer um quadro metodológico que permite investigar a relação entre o discurso e a mudança social, especificamente, com as práticas de produção de linguagem, dentro das quais a vida social é produzida, seja ela econômica, política ou cultural. A teoria de Fairclough se propõe a analisar o papel da linguagem e outros elementos semióticos, tais como imagens, na reprodução das práticas sociais e das ideologias. Conclui-se que os discursos da UNESCO têm em seus princípios a tendência ao fetiche tecnológico sem, no entanto, mencionar as modalidades de ensino ou metodologias necessárias ao uso intensivo das TIC na Educação.

Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, Fundação de Apoio à Escola Técnica/FAETEC

Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente professora do Ensino Superior da FAETEC no Curso de Pedagogia no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Pesquisadora e Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FAETEC/CNPq. 

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Publicado

2019-09-11

Como Citar

Silva, A. V. M. da. (2019). Tecnologias e Educação: o discurso da UNESCO. Educação, 44, e65/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644437288

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