A adoção de apostilas na Educação Infantil: reflexões sobre uma unidade didática

Autores

  • Marlon Dantas Trevisan Universidade Federal do Mato Grosso - Câmpus de Rondonópolis https://orcid.org/0000-0002-5822-0677
  • Gilvane Reinke Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT http://orcid.org/0000-0002-5204-588X
  • Simone de Cássia Soares da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT http://orcid.org/0000-0003-0945-8280

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435193

Palavras-chave:

Apostilas, Educação Infantil, Linguagem.

Resumo

O presente texto reflete sobre a utilização de apostilas nas rotinas pedagógicas da Educação Infantil. Dados quantitativos são apresentados, revelando que a aquisição destes materiais por parte das prefeituras tem se expandido como política pública em nível nacional. Com aportes teóricos em Bakhtin (2011), Vygotsky (1991), Peirce (2005) e Dewey (1979), pretende-se analisar de que modo aparecem conceitos sobre aquisição da língua, experiência e signo, dentre outros de natureza comunicativa, no projeto discursivo dos materiais, especialmente em uma unidade didática coletada de um conhecido sistema de ensino, voltada para a faixa etária de cinco anos. Deste modo, o trabalho se caracteriza metodologicamente como análise semiótico-documental, concluindo que, se por um lado, os exercícios analisados encantam pelas imagens, diagramação e outras qualidades, por outro, reproduzem procedimentos tradicionais do ensino de língua, acentuando a dependência das crianças em relação ao educador, não valorizando a oralidade, a escrita espontânea e demais expressões do protagonismo delas na aprendizagem. Pelos conflitos inerentes à adoção de tais aparatos pedagógicos no contexto da Educação Infantil, defende-se a necessidade de ampliação do debate sobre tal, de modo que a adoção dos sistemas apostilados possa ser reavaliada, sem prejuízos para a infância.

Biografia do Autor

Marlon Dantas Trevisan, Universidade Federal do Mato Grosso - Câmpus de Rondonópolis

Professor Doutor do Deptº de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS - da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT -  Câmpus Universitário de Rondonópolis, MT.

 Membro do grupo de pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento - filiado ao PPGEdu/UFMT/CUR

Gilvane Reinke, Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT

Mestranda do PPGEdu - Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais  da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT.

Docente da rede municipal de Educação Infantil de Primavera do Leste – MT

Simone de Cássia Soares da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT

Mestranda do PPGEdu - Programa de Pós-Graduação em Educação do ICHS -Instituto de Ciências Humanas e Sociais  da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT - Câmpus de Rondonópolis, MT.

Docente da rede municipal de Educação Infantil de Primavera do Leste – MT

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

Trevisan, M. D., Reinke, G., & Silva, S. de C. S. da. (2019). A adoção de apostilas na Educação Infantil: reflexões sobre uma unidade didática. Educação, 44, e31/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644435193

Edição

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Artigo Demanda Contínua