Reconhecimento e educação popular: uma perspectiva democrático-republicana

Autores

  • Vânia Lisa Fischer Cossetin Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0001-8722-9235
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644428242

Palavras-chave:

Educação popular, Reconhecimento, Estado democrático republicano

Resumo

O presente artigo parte da controversa relação entre a Educação Popular e o Estado democrático republicano. Uma educação que, ao ser gestada, patrocinada e orientada pelos marcos legais desse Estado, também estaria destinada a subvertê-lo, uma vez que ela se vê comprometida com as demandas de setores excluídos da sociedade e se legitima sob a égide das mesmas condições que a forjaram. Diante disso, buscamos identificar a ambivalente origem democrático-republicana da Educação Popular e também verificar em que medida esse tipo de educação pode ser concebida como explícita manifestação da luta por reconhecimento, cujo equacionamento possível se dá na dinamicidade sócio histórica das democracias republicanas. Reconhecimento este que, para constituir-se reciprocamente e assim transcender a mera unilateralidade, assimetria e instrumentalidade, precisa pressupor a radicalidade do diálogo.

Biografia do Autor

Vânia Lisa Fischer Cossetin, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora de Filosofia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de pós graduação em educação nas ciências - Unijuí. Doutor em educação pela Unicamp.

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Cossetin, V. L. F., & Fensterseifer, P. E. (2019). Reconhecimento e educação popular: uma perspectiva democrático-republicana. Educação, 44, e50/ 1–17. https://doi.org/10.5902/1984644428242

Edição

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