Jogos, patrimônio cultural e ensino de história

Autores

  • Carmem Zeli de Vargas Gil UFRGS
  • Bibiana Werle UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644417591

Palavras-chave:

Jogos, Patrimônio Cultural, Educação

Resumo

A partir de dois jogos criados durante a disciplina de Estágio de Docência em História III – Educação Patrimonial realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, propomos neste artigo a reflexão em torno da utilização dos mesmos por professores do ensino básico ao abordarem as questões que envolvem o tema do patrimônio cultural. Sendo o patrimônio, segundo Hartog (2014), uma das palavras mestras na compreensão de nossa relação estreita com o presentismo, situamos a utilização dos jogos como possíveis desencadeadores da discussão que problematiza a relação entre patrimônio cultural e memória na contemporaneidade, assim como ferramentas didáticas que, apesar de não serem predominantes no ensino de história, proporcionam a gestação de conceitos históricos, na passagem do não saber ao saber (PEREIRA; GIACOMONI, 2013).

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Gil, C. Z. de V., & Werle, B. (2016). Jogos, patrimônio cultural e ensino de história. Educação, 41(3), 697–708. https://doi.org/10.5902/1984644417591

Edição

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