Diferenças de acesso a cursos suplementares no Brasil: uma análise baseada nos dados da POF
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644489136Mots-clés :
Ensino suplementar, Shadow education, Desigualdades educacionaisRésumé
O artigo trata da participação em cursos suplementares e dos gastos com esses cursos, tendo por base os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF de 2017-2018. Tendo como ponto de partida a literatura sobre shadow education e o diálogo com elementos da obra de Pierre Bourdieu, traz reflexões sobre o aumento da participação em cursos suplementares e acerca das desigualdades associadas ao fenômeno. Ampara-se em análise descritiva e em análise de regressão para compreender as diferenças de participação nesses cursos no contexto brasileiro. Entre outros resultados, destaca-se que gastos médios relativamente altos com essas atividades consomem uma parcela relativamente baixa da renda das famílias mais ricas, comparativamente às famílias mais pobres, e que a renda familiar e os anos de estudo da pessoa de referência do domicílio afetam de diferentes formas a participação em diferentes cursos. Neste sentido, pode-se dizer que as práticas de ensino suplementar variam segundo a composição de capitais (econômico e cultural) dos indivíduos, destacando-se o capital econômico como relevante para a frequência em cursos de idiomas e o capital cultural para a frequência em cursos de música.
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