Corpos em Cena: Professores Gays na Sala de Aula
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644487388Mots-clés :
Professores Gay, Corpos Homossexuais, DocênciaRésumé
No texto em tela, analisamos as narrativas de seis professores gays que atuam em escolas públicas e privadas da cidade de Mamanguape, Paraíba. Nosso objetivo consiste em compreender de que modo esses docentes têm transitado com os seus corpos dentro do espaço educativo, tomando como pressuposto que a escola é um lugar privilegiado para difusão e perpetuação da heteronorma. O estudo é oriundo de uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Para análise, tomamos um dos Núcleos de Significação construído na pesquisa original, que tem, como objeto de investigação, as narrativas desses professores. O estudo evidenciou uma forte presença da heteronormatividade, que segue convidando os corpos a um padrão de normalidade chancelado pela heterossexualidade e pelos ditames que reverberam numa ótica de mundo que desconsidera a diversidade. No entanto, resistências foram encontradas, tanto por parte de professores que falam publicamente sobre as suas sexualidades como por parte daqueles que fizeram do anonimato seu lugar de proteção.
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