O Sujeito Singular/Plural na alta modernidade – narrativas de vida, identidade narrativa, educação continuada e desenvolvimento humano
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644485414Mots-clés :
Método (Auto)Biogrpafico, Formação Humana, Educação PermanenteRésumé
A pesquisa caracteriza-se como estudo longitudinal que objetiva compreender trajetórias de vida singulares/plurais do sujeito em formação continuada em tempos complexos de alta modernidade como possibilidade estratégica instituinte de política vida. O estudo opera em duas vertentes da pesquisa (auto)biográfica desdobrando-se em 3 subprojetos, cada um com uma pesquisa em rede em desenvolvimento. A vertente I tem por objeto o estudo de trajetórias de vida de destacados educadores e objetiva iluminar sua representatividade na História da Educação Brasileira, compreendida no que respeita à formação pessoal/profissional continuada com a inclusiva (re)constituição identitária e a respectiva ação docente, metodologicamente trabalhadas mediante construção de Histórias de Vida, ao mesmo tempo em que, coordena pesquisa nacional em rede relativamente a educadores que se destacam em diversos estados brasileiros (subprojeto I). A vertente II labora metodologicamente com Investigação-Formação agregando objetivos que visam a compreender possibilidades de (re)constituições identitárias de docentes e alunos, via formação continuada, por meio de narrativas autobiográficas verbalizadas na construção de Memoriais de Formação por pós-graduandos em Educação e graduandos em Pedagogia (subprojeto II). Tanto na vertente I, como na II, nos ocupamos em verticalizar o estudo desenvolvendo compreensões cada vez mais elaboradas de dimensões epistemológicas e teórico metodológicas da pesquisa (auto)biográfica e sua tradução em práticas de humana formação (subprojeto III). Esses estudos são considerados práticas geradoras de desenvolvimento humano, especialmente em tempos complexos e incertos relativos à alta modernidade em que vivemos, que proporcionam aportes metacognitivos, via exercício da reflexividade autobiográfica praticada pelo sujeito da própria formação.
Palavras-chave: Método (auto)biográfico; Formação Humana; Educação Permanente.
Références
XXXXX (autor).
ALARCÃO, Isabel. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
ALARCÃO, Isabel. Os Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
AVANCINI, José Augusto. Rembrandt e a invenção de si: seus autorretratos são um percurso autobiográfico? In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, Narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre; Salvador: EDIPUCRS; EDUNEB, 2006, p. 119-132.
BANKS, Marcus. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. Madrid: Comunicación, 1970.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense. Obras Escolhidas, 1994, p. 91-107.
BENJAMIN, Walter. El narrador. Madrid: Taurus, 1988.
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1975.
BOGDAN, Robert; TAYLOR, Steven. Introduction to qualitative research methods. New York: Wiley- Interscience, 1975.
BOLÍVAR, Antonio. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de datos. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal/Porto Alegre/Salvador: EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB, 2012, p. 79-109.
BOURDIEU, Pierre. Qué significa hablar? Economia de los intercambios linguísticos. Madrid: Akal, 1985.
CARR, Wilfred. Education for Citizenship. British Journal of Educational Studies, nº 4, p. 373-385, 1991.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
CHENÉ, Adele. Narrativa de formação e formação de formadores. In.: NÓVOA, António; FINGER, Mathias (Orgs).. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988.
COHN, Marilyn; KOTTKAMP, Robert. Teachers: the missing voice in education. Albany: State University Press, 1992.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, n.2, p. 359-371, mai./ago. 2006.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica – Tomo I. Natal/Salvador/Porto Alegre: EDUFERN/EDUNEB/EDIPUCRS. 2012, p. 71-93. Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: Temas Transversais.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. IN: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yonna (Orgs.). O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: ArtMed, 2006, p.15-41.
DEROUET, Jean-Louis. La profession d’enseignant comme montage composite. Éducation Permanente, n. 96, p. 61-71, 1988.
DEWEY, John. Democracia y educación. Buenos Aires: Losada, 1982.
DOMINICÉ, Pierre. L´histoire de vie comme processus de formation. Paris: Éditions L´Harmattan, 1990.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GIROUX, Henry. Los professores como intelectuales. Barcelona: Paidós, 1990.
GOODSON, Ivor. Studying teachers’ lives. London: Routledge, 1992.
GOODSON, Ivor, et. al. International Handbook on Narratives and Life History. London: Routledge, 2017.
GOODSON, Ivor. Developing life and work histories of teachers. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (Auto)Biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 245-266.
GRELE, Ronald. La historia y sus lenguajes en la entrevista de historia oral: quién contesta a las preguntas de quién y por qué. Historia y fuente oral. n. 5, p.105-127, 1990.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2013.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2002.
JOSSO, Marie-Christine. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e Formação Humana. Porto Alegre: PUCRS, 2010, p. 9-16.
JOSSO, Marie-Christine. Processo Autobiográfico do Conhecimento da Identidade Evolutiva Singular-Plural e o Conhecimento da Epistemologia Existencial. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (Orgs.). A Nova Aventura (Auto)biográfica – Tomo I. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p. 59-89.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
KOSSOY, Boris. Os Tempos da Fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia, Ateliê Editorial, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo. Ateliê Editorial, 1999.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
Le Goff, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1996.
LESSARD, Claude. La profession enseignante: multiplicité des identités profissionelles et culture commune. Repères - Essais en Éducation, n.8, p. 135-190, 1986.
LOIZOS, Peter. Vídeo, Filme e Fotografias como Documentos de Pesquisa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 137-155.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MARINAS, José Miguel. La escucha en la historia oral. Palabra dada. Madrid: Editorial Sintesis, 2007.
MARINAS, José Miguel. Lo inconsciente en las historias. In. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Orgs.). Pesquisa (Auto)Biográfica, Fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 39-55.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.
MOITA, Maria. Percursos de Formação e de Trans-Formação. In: NÓVOA, Antonio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.
MORIN, Edgar. La Méthode - La Connaissance de La Connaissance. Paris:Seuil, 1986.
NÓVOA, Antonio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1995.
PASSERINI, Luisa. Per una critica storica dell’oralità. Firenze: La Nuova Italia, 1988.
PENN, Gemma. Análise semiótica de imagens paradas. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 319-342.
PINEAU, Gaston. A tríplice aventura (auto)biográfica: a expressão, a socialização e a formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGGI, Maria da Conceição. (orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica. Tomo I. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 139-158. Coleção: Pesquisa (Auto)Biográfica: temas Transversais.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006a.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre/Salvador: EDIPUCRS/EDUNEB, 2006b. v. 1. p. 41-60.
PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010, p. 82-97.
PUJADAS, Juan José. Método biográfico: el uso de las historias de vida en ciencias sociales. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas - CIS, 1992.
QUINTANA CABAÑAS, Jose Maria. Teoria de la Educación: concepción antinómica de la educación. Madrid: Dykinson, 1988.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro, Campinas, Papirus, 1991.
RICOEUR, Paul. Del Texto A La Acción. Ensayos de Hermenéutica II. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.
ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 343-364.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2010.
SANTAMARINA, Cristina; MARINAS, José Miguel. Historias de vida y historia oral. In: DELGADO, Juan Manuel; GUTIÉRRES, Juan (Orgs). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madrid: Síntesis, 1994 p.259-283.
SCHÖN, Donald. La formación de profissionales reflexivos. Barcelona: Paidós, 1992.
THOMPSON, Paul. La voz del pasado. Historia oral. Valencia: Alfons el Magnànim, 1988.
THOMPSON, Paul. Historias de vida en el análisis del cambio social. In MARINAS, José Miguel; SANTAMARINA, Cristina. La historia oral: métodos y experiencias. Madrid: Debate, 1993.
ZEICHNER, Kenneth; LISTON, Daniel. Formación del profesorado y condiciones de la escolarización. Madrid: Morata, 1993.
ZUNZUNEGUI, Santos. Pensar la imagen. Madrid: Cátedra, 1992.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________