O Sujeito Singular/Plural na alta modernidade – narrativas de vida, identidade narrativa, educação continuada e desenvolvimento humano

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644485414

Mots-clés :

Método (Auto)Biogrpafico, Formação Humana, Educação Permanente

Résumé

A pesquisa caracteriza-se como estudo longitudinal que objetiva compreender trajetórias de vida singulares/plurais do sujeito em formação continuada em tempos complexos de alta modernidade como possibilidade estratégica instituinte de política vida. O estudo opera em duas vertentes da pesquisa (auto)biográfica desdobrando-se em 3 subprojetos, cada um com uma pesquisa em rede em desenvolvimento. A vertente I tem por objeto o estudo de trajetórias de vida de destacados educadores e objetiva iluminar sua representatividade na História da Educação Brasileira, compreendida no que respeita à formação pessoal/profissional continuada com a inclusiva (re)constituição identitária e a respectiva ação docente, metodologicamente trabalhadas mediante construção de Histórias de Vida, ao mesmo tempo em que, coordena pesquisa nacional em rede relativamente a educadores que se destacam em diversos estados brasileiros (subprojeto I). A vertente II labora metodologicamente com Investigação-Formação agregando objetivos que visam a compreender possibilidades de (re)constituições identitárias de docentes e alunos, via formação continuada, por meio de narrativas autobiográficas verbalizadas na construção de Memoriais de Formação por pós-graduandos em Educação e graduandos em Pedagogia (subprojeto II). Tanto na vertente I, como na II, nos ocupamos em verticalizar o estudo desenvolvendo compreensões cada vez mais elaboradas de dimensões epistemológicas e teórico metodológicas da pesquisa (auto)biográfica e sua tradução em práticas de humana formação (subprojeto III). Esses estudos são considerados práticas geradoras de desenvolvimento humano, especialmente em tempos complexos e incertos relativos à alta modernidade em que vivemos, que proporcionam aportes metacognitivos, via exercício da reflexividade autobiográfica praticada pelo sujeito da própria formação.

Palavras-chave: Método (auto)biográfico; Formação Humana; Educação Permanente.

Biographie de l'auteur-e

Maria Helena Menna Barreto Abrahão, Université pontificale catholique du rio grande do sul

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Pesquisadora Senior do CNPq. Docente Permanente na FAE/PPGEdu, Universidade Federal de Pelotas. Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada-PEAAR (Univ. de Lisboa). Membro do Comité Académico Asesor Internacional do Programa de Formación Narrativa Y (Auto)Biográfica en Educación - Doctorado, Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Membro Titular da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica-FREI, (Universidade Olmeca, México). Desde 1989, é líder do GP "Profissionalidade Docente e Identidade: narrativas singulares/plurais (GRUPRODOCI). Integrou/integra Comissões de Avaliação de Programas de Pós-Graduação, Comissões Editoriais e Conselho Científico de coleções de editoras nacionais e internacionais e de periódicos de universidades e journals, com destaque para Journal of Education for Teaching - JET (England); Coleção da Editora Téraèdre "(Auto)biographie #8734; Education" (França); Colección "Narrativas, Autobiografías y Educación" UBA/CLACSO (Argentina); Coleção "Pesquisa (Auto)biográfica #8734; Educação", PAULUS/EDUFERN; Coleção "Pesquisa Auto)biográfica #8734; Educação, série Clássicos das Histórias de Vida", PAULUS/EDUFERN; Coleção Modos de Viver, narrar e guardar (USP/CRV); Série Artes de Viver, Conhecer e Formar (Cultura Acadêmica). Coordena as Séries: "Destacados Educadores Brasileiros" e "Destacados Educadores Sul-Rio-Grandenses" (EDIPUCRS). Coordenou, com Passeggi e Souza, a coleção Pesquisa (Auto)biográfica - temas transversais (EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB). Sócia Honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - BIOGRAph, na qual integra o Conselho de Publicação, desde 2008.

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Publié-e

2024-05-13

Comment citer

Abrahão, M. H. M. B. (2024). O Sujeito Singular/Plural na alta modernidade – narrativas de vida, identidade narrativa, educação continuada e desenvolvimento humano. Educação, 49(1), e88/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644485414

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações