Cinema e educação: roteiros, cenas e takes em suas pesquisas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644474699

Mots-clés :

Cinema, Educação, Revisão de Literatura

Résumé

O diálogo entre o cinema e a educação não carrega um sentido isolado, único, mas está em constante disputa, operando por meio de diversas tendências teóricas que afinam as silhuetas deste encontro. Por meio de uma revisão de literatura entre os anos de 2014 e 2021 no Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e em anais de eventos, este artigo objetiva compreender de que forma as relações entre o cinema e a educação têm sido desenhadas entre pesquisadores/as brasileiros/as destes campos. Os resultados apontam para três abordagens mais frequentes nos estudos: o cinema como e para formação docente; o cinema como recurso didático; e o cinema como experiência estética.  As pesquisas traçam linhas que levam a pensar que uma experiência com os filmes pode ser bem mais que uma fruição, entretenimento ou lazer, mas um desfazimento de formas instituídas e naturalizadas que impedem o fôlego de uma existência mais fecunda.

Bibliographies de l'auteur-e

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Federal University of Paraíba

Pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE) e do ENSAIO – Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB).

Marlécio Maknamara, Federal University of Paraíba

Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq, Marlécio Maknamara é Efetivo do Magistério Superior Federal desde 2006. Lidera os grupos ENSAIO - vida, pensamento e escrita em educação/UFPB/CNPq e ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/UFBA/CNPq. É Professor Associado do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Paraíba.

Références

ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Educomunicação: O cinema na prática pedagógica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 39., 2016, São Paulo. Anais eletrônicos...São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-0092-1.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

ALMANSA, Sandra Espinosa. Práticas de si e educação: o si mesmo e o cinema. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED, 37, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis, 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT17-4528.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

ALMEIDA, Rogério de. Possibilidades formativas do cinema. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, ano 3, ed. 6, jul./dez. 2014. Disponível em: https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/118. Acesso em: 22 mar. 2023.

ALMEIDA, Rogério de. Cinema e Educação: fundamentos e perspectivas. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698153836. Acesso em: 20 mar. 2023.

ALVES, Alda Judith. A “revisão bibliográfica” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cad. Pesq., n. 81, 1992.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa de Almeida. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1979.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARTALINI, Marina Mayumi. Quando o cinema na escola emerge como mafuá. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL - SOCINE, 24, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos...São Paulo, 2021, p. 798-803. Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2021(XXIV).pdf. Acesso em: 19 fev. 2023.

BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia. São Paulo, SP: Editora Cultrix, 1971.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

CORAZZA, Sandra Mara. Noologia do currículo: vagamundo, o problemático, e Assentado, o resolvido. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p. 131-142, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25923/15191. Acesso em: 22 mar. 2023.

CORAZZA, Sandra Mara. A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 11, n. 21, p. 13-16, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/221018/000820192.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 mar. 2023.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre, RS: Doisa, 2013.

COSTA, Marisa Vorraber; ANDRADE, Paula Deporte de. Na confluência entre educação e comunicação, as pedagogias contemporâneas. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 843- 862, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p843. Acesso em: 22 mar. 2023.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? In: DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica; Crisálida, 2017, p. 385-398.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1) Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de Professores e Políticas de Cognição. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, jul./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9313. Acesso em: 01 jan. 2023.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

FLORES, Luís. Como enganar um míssil teleguiado: Pedagogia farockiana. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL - SOCINE, 23, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos...Porto Alegre, 2019, p. 726-731. Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2019(XXIII).pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

GARCIA, Débora Cristina Ferreira; GATTAZ, Cristiane Chaves; GATTAZ, Nilce Chaves. A relevância do título, do resumo e de palavras-chave para a escrita de artigos científicos. Rev. Adm. Contemp., v. 23, n. 3, mai./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019190178. Acesso em: 22 mar. 2023.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, p. 129-154.

GURGEL, Evanilson; MAKNAMARA, Marlécio. “Um bando chamado desejo”: imagens de corpos, gêneros e sexualidades por professores/as de ciências em formação. Em aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 191-203, set./dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955. Acesso em: 23 mar. 2023.

GURGEL, Evanilson; MAKNAMARA, Marlécio. Masculinidades nos currículos de “Tropa de Elite” e de “Praia do Futuro”. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 1502-1522, out./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.31i103.3955. Acesso em: 23 mar. 2023.

HERMANN, Nadja. Estetização do mundo na vida e sensibilização moral. Educação & Realidade, v. 30, n. 2, p. 35-47, jul./dez. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12414. Acesso em: 22 mar. 2023.

HOSSOE, Lucas. Melodrama e sensibilidade gay em Praia do Futuro. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL – SOCINE, 23., 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos...Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2019(XXIII).pdf. Acesso em 29 jun. 2022.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 10. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012, p. 101-128.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996, p. 133-162.

LIMA, Eliana Kiara Viana. Literacinese ou da escrita [literária] com imagens...em movimento. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED, 37, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos...Florianópolis, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt24-4237.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov; ECHALAR, Jhonny David. GT 16 da ANPEd: panorama, tendências e desafios no pós-pandemia. REVELLI, v. 13, 2021. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/11741/8821. Acesso em: 22 mar. 2023.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico. Rev. Katál., v. 10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 22 mar. 2023.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MARTINS, Karine Joulie. Escola, mídia e cinema: construindo espaços de participação com as crianças. In: REUNIÃO NACIONAL – ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais eletrônicos... Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5119-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

OMELCZUK, Fernanda. Cinema, Educação e Psicologia: reflexões a partir de Jonas e o circo sem lona. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL - SOCINE, 23, 2019, Porto Alegre. Anais eletrônicos...Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2019(XXIII).pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

PEREIRA, Marcos Villela. Educação e arte: dez anos de trajetória do GT24. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260043. Acesso em: 22 mar. 2023.

PRETTO, Nelson de Luca. Educação, comunicação e informação: uma das tantas histórias. Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 02, p. 17-33, jul./dez. 2009.

RODRIGUES, Cristiano José. Cinema documentário em espaços formativos. In: REUNIÃO NACIONAL – ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos... Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT16-3787.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.

RODRIGUES, Juliana; RODRIGUES, Maria do Carmo de Morais Mata. Tecendo rede educativas com movimentos migratórios apresentados no cinema: fios de tessituras curriculares. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - ANPED, 39, 2019, Niterói. Anais eletrônicos...Niterói, 2019. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_35_8. Acesso em: 22 mar. 2023.

SAMPAIO, Lívia. Do Harlem ao Pelourinho: caminhos que se cruzam através de uma história de esperança. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 38, 2015, Rio de Janeiro, Anais eletrônicos...Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-0607-1.pdf. Acesso em: 01 jan. 2023.

SANTOS, Priscilla Castro dos; DIAS, Rosimeri de Oliveira. Práticas docentes – território de cognição. Linha Mestra, n. 35, p. 217-225, mai./ago. 2018. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/49. Acesso em: 22 mar. 2023.

SILVA, Maíra Norton. A imagem da mulher nas experiências pedagógicas com cinema. In: REUNIÃO NACIONAL – ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais eletrônicos...Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5460-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. A Experiência-Cinema como um currículo: cartografando masculinidades dissidentes em Boi Neon (2015). Vista, n. 8, p. 02-15, jul./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21814/vista.3646. Acesso em: 01 fev. 2023.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares...In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996, p. 19-35.

VIVIANI, Vadim Ravara; ROCHA, Mayra Yamazaki; HAGEN, Oskar. Fauna de besouros bioluminescentes (Coleoptera: Elateroidea: Lampyridae; Phengodidae, Elateridae) nos municípios de Campinas, Sorocaba-Votorantim e Rio Claro-Limeira (SP, Brasil): biodiversidade e influência da urbanização. Biota Neotrop, v. 10, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199115791013. Acesso em: 21 mar. 2023.

WLIAN, Luiz Fernando. Em busca dos espaços outros. In: ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS DE CINEMA E AUDIOVISUAL, 24., 2021, São Paulo (evento remoto). Anais eletrônicos...Disponível em: https://www.socine.org/wp-content/uploads/anais/AnaisDeTextosCompletos2021(XXIV).pdf. Acesso em: 29/06/2022

Publié-e

2024-04-09

Comment citer

Silva Junior, A. O. da, & Maknamara, M. (2024). Cinema e educação: roteiros, cenas e takes em suas pesquisas. Educação, 49(1), e74/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644474699