Educação Musical de Pessoas Idosas no Brasil: Uma Revisão de Escopo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644473499

Mots-clés :

Educação Musical, Musicalização, Música, Idosos, Educação

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar a produção científica brasileira a respeito da Educação Musical em grupo com pessoas idosas no Brasil, a partir da vigência do Estatuto do Idoso (Lei federal nº 10.741/03). Foi feita uma revisão de escopo com busca nas bases de dados da CAPES, ERIC, Redalyc, Scielo, Lilacs, ABEM, Amplificar e Google Academics, a partir de 2003, ano de criação do Estatuto. Foram considerados em todas as bases os descritores “Educação Musical”, “Idoso”, “Idosos”, “Ensino de Música”, “Musicalização”, “Música” e os operadores booleanos OR e AND. Foram analisadas as características gerais, tais como locais, métodos, intervenções e objetivos, a contagem quantitativa no software Iramuteq das palavras mais utilizadas e as atividades realizadas. As buscas retornaram 9.877 trabalhos, na qual foram selecionados 24, entre artigos, dissertações e TCC’s direcionados à Educação Musical da pessoa idosa no Brasil. Por meio da contagem, da análise das características das pesquisas e das atividades realizadas, foi constatado que essas pesquisas são em sua maioria empíricas, qualitativas, com intervenções e observações em campo, tendo sido realizadas em sua maior parte (79,17%) na região sudeste do país. Os resultados apontaram a influência positiva do aprendizado musical na qualidade de vida das pessoas idosas, mostrando benefícios cognitivos e emocionais, além de mostrar a necessidades de mais estudos sobre o assunto.

Bibliographies de l'auteur-e

Lincoln Thiengo Ferreira, Université fédérale du paraná

Mestre em Música (UFPR), doutorando em Educação pela mesma instituição. Curitiba-PR, Brasil.

Hermes, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Evelhecimento Humano (GPEH). Professor Assistente do Bacharelado de Musicoterapia da UNESPAR Campus Curitiba. Curitiba-PR, Brasil.

Mariana, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR), Mestre em Educação (UFPR).  Professora e Coordenadora do Bacharelado em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Coordenadora do departamento científico da Associação de Musicoterapia do Paraná. Curitiba-PR, Brasil.

Valdomiro, Université fédérale du paraná

Doutor e Mestre em Educação Física pela Unicamp/SP. rofessor Associado do Departamento de Educação Física - UFPR, onde ministra as Disciplinas: Pedagogia do Esporte e Basquetebol na Graduação. Professor dos Programas de Pós-graduação stricto-sensu em Educação na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Curitiba-PR, Brasil.

Gislaine, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2012). Mestrado com pesquisa em processo ensino-aprendizagem na educação física para idosos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná, Curitiba. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação (UFPR), na linha Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Curitiba-PR, Brasil.

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Publié-e

2024-03-18

Comment citer

Ferreira, L. T., Hermes Soares dos, Mariana Lacerda Arruda, Valdomiro de, & Gislaine Cristina. (2024). Educação Musical de Pessoas Idosas no Brasil: Uma Revisão de Escopo. Educação, 49(1), e59/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644473499