Redução e retrocessos na política de tempo integral na escola brasileira: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644447465

Palavras-chave:

Educação Integral, Macrocampos temáticos, Mais Educação.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar comparativamente os macrocampos temáticos do Programa Mais Educação (PME) e do Programa Novo Mais Educação (PNME), no que se refere à proposta de formação integral do sujeito. Adota metodologicamente uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e estudo documental. Os dados revelam que o PME, criado em 2007, foi a primeira tentativa a nível nacional de uma política pública de indução da educação integral, mas, apresentou percalços durante sua implementação e permanência nas escolas, decorrentes de problemas estruturais na educação pública brasileira. Em 2016, o Programa foi substituído pelo PNME; neste, embora se tenha incorporado, da versão anterior, os macrocampos Esporte, Lazer, Arte e Cultura, estas atividades têm como objetivo impulsionar a melhoria da aprendizagem do Português e da Matemática, o que evidencia uma matriz formativa reduzida à dimensão cognitiva de conteúdos curriculares relativos apenas à leitura e ao cálculo matemático, para serem testados nas avaliações nacionais, distante, assim, do ideal de formação plena do indivíduo.

Biografia do Autor

Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Universidade Federal do Para-UFPA/PPEB

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, pela Universidade Federal do Pará.  Professora e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC-PA. 

Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica-NEB da Universidade Federal do Pará-UFPA

Pós Doutora pela  Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Doutorado em Educação em Rede da Amazônia - EDUCANORTE, vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação em Educação Básica -NEB/UFPA e professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica -PPEB/UFPA.

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Cardoso, C. A. Q., & Oliveira, N. C. M. de. (2022). Redução e retrocessos na política de tempo integral na escola brasileira: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação . Educação, 47(1), e01/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644447465