A formação do educador no âmbito da educação não formal

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644447075

Mots-clés :

Educação não formal, Papel do Educador, Práxis.

Résumé

Este trabalho tem como foco discutir a formação do educador que atua em espaços de educação não formal. Por meio de um estudo teórico, tem-se como objetivo analisar aspectos relativos à formação do educador que atua nestes espaços, além de problematizar sua atuação no que respeita a suas ações e práticas pedagógicas. O estudo parte da seguinte indagação: quais princípios devem nortear as ações de educadores que atuam no âmbito da educação não formal? O estudo é ancorado em pesquisa bibliográfica e análise qualitativa. A pesquisa revela que a formação do educador para atuar em espaços não formais não se dá de forma espontânea e nem apenas no âmbito teórico ou no âmbito da prática. Esta formação deve ter como elemento norteador o compromisso tanto de quem oferece a formação, quanto do sujeito/educador, sendo, portanto, uma via de mão dupla. A formação do educador se faz na práxis. Conclui-se, destacando a necessidade de pensar a formação e a atuação do educador, fundamentada na capacidade de comprometer-se com o trabalho na constante interação com o contexto em que sua ação educativa é desenvolvida.

Bibliographies de l'auteur-e

Marleide Rodrigues da Silva Perrude, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP.  Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, área de Políticas Educacionias, Estado e Sociedade.

 

Ana Lucia Ferreira Silva, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo/USP.  Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, área de Políticas Educacionias, Estado e Sociedade.

 

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Publié-e

2022-01-28

Comment citer

Perrude, M. R. da S., & Silva, A. L. F. (2022). A formação do educador no âmbito da educação não formal . Educação, 47(1), e05/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644447075