A branquitude como entrave a implementação da Lei Federal 10.639/03 na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444389

Palavras-chave:

Branquitude, Lei Federal/10.639, Educação Infantil

Resumo

Este artigo tem por eixo central apresentar reflexões sobre os entraves a implementação da Lei Federal 10.639/03, no contexto da educação infantil. Nesse sentido, toma-se como referência a pesquisa realizada, em 2017, com crianças de quatro a seis anos e suas professoras. Os aportes teóricos foram construídos a partir de uma reflexão dialógica entre o campo das relações raciais, sociologia da infância e branquitude, os e as autoras Gomes (2005), Silva (2007), Cardoso (2008), Munanga (2010) e Bento (2014) orientaram a análise. O foco principal foi compreender a branquitude como prática de poder expressa nas experiências educativo-pedagógicas da educação infantil. A partir da etnografia, buscou-se apreender as linguagens, as ações pedagógicas, as materialidades, sobretudo, como eram vividas as dimensões raciais. Os resultados apontaram que a branquitude pode ser considerada um empecilho à promoção de uma educação plural e democrática no cotidiano da instituição analisada.

Biografia do Autor

Cintia Cardoso, Universidade Federal do Paraná.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná, mestra pela ( UFPR)_ 2018 com a pesquisa Branquitude na Educação Infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis. Formada em Pedagogia.É professora na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Membro associada NEAB-UDESC e Integra a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN. Desenvolve pesquisas na área de políticas de promoção da igualdade racial na educação básica. Tem interesse em estudos sobre educação das relações étnico-raciais na infância, branquitude, sociologia da infância. Atualmente realiza pesquisa sobre branquitude na educação infantil, desigualdades sociais, raciais,educacionais e sociologia da infância

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Educação, Diversidade, Diferença e Desigualdades sociais. Doutora pela USP e mestra pela UFMS com graduação em Pedagogia. Cordenadora do ErêYá - Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). Foco de estudos  ERER e a formação de professores/as com ênfase na educação infantil, nas metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e estudos sobre a mulher negra e educação.

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Cardoso, C., & Dias, L. R. (2021). A branquitude como entrave a implementação da Lei Federal 10.639/03 na educação infantil. Educação, 46(1), e47/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644444389