Uso de tecnologias digitais na escola: um estudo fundamentado nos relatórios de Políticas Públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436752

Palavras-chave:

Cultura digital nas escolas, Inclusão digital nas escolas, TIC e políticas públicas.

Resumo

A educação configura-se como protagonista nos programas de países que delinearam como meta valorizar a qualidade de vida de seus cidadãos. Esta conjuntura aponta para a iminência em se conseguir retorno célere, legítimo e efetivo para a interrupção de ciclos de pobreza e o estabelecimento de objetivos que promovam a liberdade, a harmonia e o progresso. Considerando-se o contexto das Políticas Públicas quanto ao uso de tecnologias nas escolas, o objetivo desta pesquisa foi perceber se a proposta pedagógica de inclusão digital já é uma realidade nacional. Para isso, realizou-se um estudo tendo por base 4 documentos oficiais. Dentre as questões levantadas, percebe-se que não há muita diferença quanto ao uso de TIC entre escolas públicas e privadas, além disso, o celular é apontado como meio pelo qual mais se acessa a internet e que quando uma instituição enfatiza a cultura digital, assume a centralidade na formação de alunos mais autônomos.

Biografia do Autor

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) é Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, metodologia da pesquisa. Atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba com Educação básica por 15 anos, entre 1991 e 2006, tendo neste período trabalhado com Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental, também implantou e coordenou os Faróis do Saber ? bibliotecas de bairro instaladas nas Escolas Municipais e atuou na Coordenação Pedagógica das Usinas de Conhecimento, programa do governo instalado em alguns municípios do Estado do Paraná. Coordenou por 6 anos o Núcleo de Aprendizagem e Aprimoramento para a Amadurescência da PUCPR e foi coordenadora de estúdio na EADCON, sendo responsável pela capacitação de docentes para atuar na Educação a Distância. Trabalhou na Unicesumar como Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação na modalidade a distância, e foi docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Atualmente é Coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Alvaro Martins Fernandes Junior, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutorando em Educação: Currículo na PUC-SP com bolsa CNPq, onde estuda a produção acadêmica das pós-graduações brasileiras nos temas "tecnologias na educação no Ensino Médio". Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar, na linha de pesquisa Educação e Conhecimento onde foi bolsista da Capes na modalidade I - PROSUP. Pós graduado em EAD e Tecnologias Educacionais e em Gestão com Pessoas na mesma instituição e especialista em Marketing pelo Instituto Paranaense de Ensino-IEP. É bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Atuou como Tutor Mediador no Núcleo de Educação a Distância Unicesumar. É fluente em inglês. Foi voluntário na AIESEC Blagoevgrad (Bulgária) em 2010, onde trabalhou com projetos sociais nas escolas municipais da cidade por dois meses. Em 2011, foi trainee na Exevo India Ltda., trabalhando com pesquisa de mercado. Tem experiência com educação na modalidade a distância, atuando como docente em projetos de ensino, bem como docente, autor de livros didáticos e orientador de trabalhos de conclusão de curso na pós graduação. Atua como professor na Escola Superior Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da UNINTER - Centro Universitário Internacional onde atua na condução dos processos do ENADE e extensão bem como em processos de reconhecimento de cursos . É voluntário no projeto RH na Academia da ABRH-PR.

Viviane Marques Goi, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Sócia Fundadora da VG CONSULTORIA EDUCACIONAL. Graduada em Informática, Mestre em Modelagem Matemática e Doutoranda no Programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Faz parte do Banco de avaliadores do INEP/SINAES há mais de 10 anos para as modalidades presencial e a distância. Consultora Educacional para o Ensino Superior em ambas modalidades de ensino, inclusive para grandes Editoras do Brasil. Foi Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior, além de exercer cargos administrativos, como Diretora de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Coordenadora de Cursos e Coordenadora Geral de EaD de IES, nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Hoje atua como Diretora e Consultora Pedagógica da VG Consultoria Educacional.

Referências

ALMEIDA, Fernando José de. Moçambique está ficando perto: depoimento. Entrevistadora: Nilce da Silva. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, São Paulo, USP, 2007. (Depoimento: Entrevista concedida ao Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Eaxclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/viewFile/11451/13219. Acesso em: 17 jun. 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini.; VALENTE, José Armando. Políticas de tecnologia na Educação Brasileira: histórico, lições aprendidas e recomendações. In: Centro de Inovação para a educação brasileira, 2016. Disponível em: http://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2016/12/CIEB-Estudos-4-Politicas-de-Tecnologia-na-Educacao-Brasileira.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.. Brasília, 2017.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

CASTELLS, Manuel. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CETIC. Marco Referencial Metodológico para a Medição do Acesso e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. In: Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação – Brasil. São Paulo: Unesco, 2016.

CGI Br - COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015 [livro eletrônico] = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools: ICT in education 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.

GALIMBERTI, Umberto. Psiche e techne, o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.

JESUS, Deise Cristina Carvalho de; TASSON, Elvira Cristina Martins. Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 44, p. 225-240, set./dez. 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MORAES, Maria Cândida. Informática Educativa no Brasil: um pouco de História. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar. 1993. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1877/1848. Acesso em: 17 jun. 2018.

UNESCO. TIC Educação e desenvolvimento social na América Latina e o Caribe. Montevideu: Unesco, 2017.

Publicado

2019-09-11

Como Citar

Almeida, S. do C. D. de, Fernandes Junior, A. M., & Goi, V. M. (2019). Uso de tecnologias digitais na escola: um estudo fundamentado nos relatórios de Políticas Públicas brasileiras. Educação, 44, e64/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644436752

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua