Use of digital technologies in school: a study based on the reports of Brazilian Public Policies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436752

Keywords:

Digital Culture in Schools, Digital Inclusion in Schools, ICT and Public Policies.

Abstract

Education is a protagonist in the programs of countries that outlined the goal to value the life quality of its citizens. This situation points to the imminence of achieving a speedy, legitimate and effective return to the interruption of cycles of poverty and the establishment of objectives that promote freedom, harmony, and progress. Considering the context of public policies regarding the use of technologies in schools, the objective of this paper was to understand if the pedagogical proposal of digital inclusion is already a national reality. For this, a study was carried out based on 4 official documents. Among the issues raised is that there is not much difference regarding the use of ICTs between public and private schools, that the cell phone is pointed out as the medium through which the Internet is accessed the most and that when an institution emphasizes the digital culture, it assumes the centrality in the formation of more autonomous students.

Author Biographies

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012) é Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988) e em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, metodologia da pesquisa. Atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba com Educação básica por 15 anos, entre 1991 e 2006, tendo neste período trabalhado com Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental, também implantou e coordenou os Faróis do Saber ? bibliotecas de bairro instaladas nas Escolas Municipais e atuou na Coordenação Pedagógica das Usinas de Conhecimento, programa do governo instalado em alguns municípios do Estado do Paraná. Coordenou por 6 anos o Núcleo de Aprendizagem e Aprimoramento para a Amadurescência da PUCPR e foi coordenadora de estúdio na EADCON, sendo responsável pela capacitação de docentes para atuar na Educação a Distância. Trabalhou na Unicesumar como Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação na modalidade a distância, e foi docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações e Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI). Atualmente é Coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

Alvaro Martins Fernandes Junior, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutorando em Educação: Currículo na PUC-SP com bolsa CNPq, onde estuda a produção acadêmica das pós-graduações brasileiras nos temas "tecnologias na educação no Ensino Médio". Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário Cesumar - Unicesumar, na linha de pesquisa Educação e Conhecimento onde foi bolsista da Capes na modalidade I - PROSUP. Pós graduado em EAD e Tecnologias Educacionais e em Gestão com Pessoas na mesma instituição e especialista em Marketing pelo Instituto Paranaense de Ensino-IEP. É bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Atuou como Tutor Mediador no Núcleo de Educação a Distância Unicesumar. É fluente em inglês. Foi voluntário na AIESEC Blagoevgrad (Bulgária) em 2010, onde trabalhou com projetos sociais nas escolas municipais da cidade por dois meses. Em 2011, foi trainee na Exevo India Ltda., trabalhando com pesquisa de mercado. Tem experiência com educação na modalidade a distância, atuando como docente em projetos de ensino, bem como docente, autor de livros didáticos e orientador de trabalhos de conclusão de curso na pós graduação. Atua como professor na Escola Superior Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da UNINTER - Centro Universitário Internacional onde atua na condução dos processos do ENADE e extensão bem como em processos de reconhecimento de cursos . É voluntário no projeto RH na Academia da ABRH-PR.

Viviane Marques Goi, Pontificia Universidade Católica de São Paulo

Sócia Fundadora da VG CONSULTORIA EDUCACIONAL. Graduada em Informática, Mestre em Modelagem Matemática e Doutoranda no Programa de Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Faz parte do Banco de avaliadores do INEP/SINAES há mais de 10 anos para as modalidades presencial e a distância. Consultora Educacional para o Ensino Superior em ambas modalidades de ensino, inclusive para grandes Editoras do Brasil. Foi Professora em cursos de Graduação e Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior, além de exercer cargos administrativos, como Diretora de Graduação, Pós-Graduação, Extensão, Coordenadora de Cursos e Coordenadora Geral de EaD de IES, nos estados do Mato Grosso do Sul e do Paraná. Hoje atua como Diretora e Consultora Pedagógica da VG Consultoria Educacional.

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Published

2019-09-11

How to Cite

Almeida, S. do C. D. de, Fernandes Junior, A. M., & Goi, V. M. (2019). Use of digital technologies in school: a study based on the reports of Brazilian Public Policies. Education, 44, e64/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644436752