El uso de las tecnologías digitales en las escuelas: un estudio basado en los informes de políticas públicas brasileñas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644436752Palabras clave:
Cultura digital en las escuelas. Inclusión digital en las escuelas. TIC y políticas públicas.Resumen
La educación se configura como protagonista en los programas de países que delinearon como meta valorar la calidad de vida de sus ciudadanos. Esta coyuntura apunta a la inminencia en lograr un retorno rápido, legítimo y efectivo para la interrupción de ciclos de pobreza y el establecimiento de objetivos que promuevan la libertad, la armonía y el progreso. Considerando el contexto de las Políticas Públicas en cuanto al uso de tecnologías en las escuelas, el objetivo de esta investigación fue percibir si la propuesta pedagógica de inclusión digital ya es una realidad nacional. Para ello, se realizó un estudio basado en cuatro documentos oficiales. Entre las cuestiones planteadas, se percibe que no hay mucha diferencia en cuanto al uso de TIC entre escuelas públicas y privadas, además, el celular es señalado como medio por el cual más se accede a internet y que cuando una institución enfatiza la cultura digital, asume la centralidad en la formación de alumnos más autónomos.
Citas
ALMEIDA, Fernando José de. Moçambique está ficando perto: depoimento. Entrevistadora: Nilce da Silva. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, São Paulo, USP, 2007. (Depoimento: Entrevista concedida ao Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Eaxclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reaa/article/viewFile/11451/13219. Acesso em: 17 jun. 2018.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini.; VALENTE, José Armando. Políticas de tecnologia na Educação Brasileira: histórico, lições aprendidas e recomendações. In: Centro de Inovação para a educação brasileira, 2016. Disponível em: http://www.cieb.net.br/wp-content/uploads/2016/12/CIEB-Estudos-4-Politicas-de-Tecnologia-na-Educacao-Brasileira.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.. Brasília, 2017.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
CASTELLS, Manuel. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
CETIC. Marco Referencial Metodológico para a Medição do Acesso e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação. In: Centro Regional de Estudos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação – Brasil. São Paulo: Unesco, 2016.
CGI Br - COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2015 [livro eletrônico] = Survey on the use of information and communication technologies in brazilian schools: ICT in education 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.
GALIMBERTI, Umberto. Psiche e techne, o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.
JESUS, Deise Cristina Carvalho de; TASSON, Elvira Cristina Martins. Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 44, p. 225-240, set./dez. 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MORAES, Maria Cândida. Informática Educativa no Brasil: um pouco de História. Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 57, jan./mar. 1993. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1877/1848. Acesso em: 17 jun. 2018.
UNESCO. TIC Educação e desenvolvimento social na América Latina e o Caribe. Montevideu: Unesco, 2017.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________