Consciência do direito: via de acesso à cidadania da pessoa com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644436282

Palavras-chave:

PcD, Direito, Cidadania

Resumo

O presente trabalho trata da questão da inclusão da pessoa com deficiência- PcD no meio social. Utilizou-se de instrumento pedagógico voltado à remediação dos aspectos relativos à falta de conscientização e de conhecimento da própria PcD de seus direitos de cidadania plena protegidos por lei. Fundamenta-se na insuficiente motivação política dos tomadores de decisão em relação à problemática referida, no despreparo da comunidade em geral para influir objetivamente e relacionar-se de forma profícua e na frágil disposição da própria PcD para lutar pelos direitos que já lhe foram concedidos por lei. Para tanto, apóia-se em perspectiva pedagógica que se consubstancia em um programa de curso com foco na literatura de cunho histórico, filosófico e sociológico, como também no conhecimento da legislação pertinente, objetivando a melhor compreensão do quadro social da exclusão, pano de fundo desta realidade que busca remediar. O curso é fruto de pesquisa cujo produto contribui para uma perspectiva de mudança nas atitudes e comportamentos que embasam o paradigma social da PcD na atualidade. O programa elaborado com base em um elenco de conteúdos constituído a partir da pesquisa desenvolvida foi aprovado por seus usuários após testagem, alcançando, ainda, repercussão dentro e fora do Brasil, o que permite concluir que seus objetivos foram encaminhados.

Biografia do Autor

Tatiana de Araujo Mendonça, Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão- CMPDI-UFF

É graduada cum lauda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), tendo atuado em Vara de Família, Juizado Especial Cível e Vara Cível eminentemente em causas indenizatórias. Em 2009 foi campeã nacional paralímpica de natação. Hoje é servidora pública federal trabalhando como assistente administrativo na Divisão de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense-UFF, instituição onde defendeu em novembro de 2017 seu Mestrado em Diversidade e Inclusão cujo produto foi o curso veiculado no endereço: http: www.direitodapcd.blogspot.com.br. 

Edicléa Mascarenhas Fernandes, NEI/UERJ

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da disciplina de Educação Especial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do RJ, onde é membro da Comissão para Estudos e Propostas para Alunos com Necessidades Especiais. Membro do Conselho Estadual para Política para Pessoas com Deficiências, ex presidente no mandato 2014/2015. Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, formação de professores, práticas pedagógicas e adaptações curriculares em classes comuns, especiais e classes hospitalares. É líder do grupo de pesquisa Produção de Material Didáticos Acessíveis para Pessoas com Deficiências em Contextos Formais e Informais de Educação. Medalha Paulo Freire pelos serviços prestados no campo da Educação Especial no município de Duque de Caxias.

Hélio Ferreira Orrico, CMPDI/UFF

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2011), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005).Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio (1986), Graduação e Licenciatura em Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza (1996). Psicólogo clínico,Professor de Ensino Superior, Técnico em Treinamento e Desenvolvimento do Instituto Nacional do Seguro Social , membro do Grupo de Pesquisa: Diferença, Desvio e Estigma do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista de Marília e pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Amplo engajamento na área social, participando de organizações do 3º setor atuando na área de inclusão social da pessoa com deficiência. É Conselheiro do Conselho de Defesa de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Duque de Caxias. Atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, educação inclusiva, psicologia social, psicologia clínica,práticas institucionais, práticas pedagógicas, análise de discurso, educação especial e recursos de acessibilidade.

Paulo Pires de Queiroz, CMPDI/UFF

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997). Professor e Pesquisador da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado EBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED. Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Mendonça, T. de A., Fernandes, E. M., Orrico, H. F., & Queiroz, P. P. de. (2020). Consciência do direito: via de acesso à cidadania da pessoa com deficiência. Educação, 45(1), e5/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644436282