<b>Gestão compartilhada da educação: o discurso e as práticas cotidianas no sistema de ensino do Recife</b>

Auteurs-es

  • Edson Francisco Andrade Universidade de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.5902/198464441373

Mots-clés :

Shared Management, Educational Policy, Municipal System of Education.

Résumé

O presente artigo analisa a questão do compartilhamento das decisões no âmbito da gestão da educação pública, problematizando a relação entre o discurso da gestão democrática e as práticas sociais dos conselheiros escolares e dos gestores do Sistema Municipal de Ensino do Recife. Os dados, coletados através de entrevistas e administração de questionários, foram tratados na perspectiva da análise de discurso. O objetivo é cotejar determinadas concepções e caracterizações da gestão compartilhada, presentes na literatura do campo educacional, e nas entrevistas dos sujeitos da pesquisa, com as nuances que envolvem o processo de proposição de políticas educacionais para o município do Recife. Conclui-se que as ações dos sujeitos que poderiam contribuir para a materialização dos princípios democráticos na gestão da educação municipal são desarticuladas ou silenciadas por um conjunto de fatores, entre os quais se destaca a desarticulação entre as instâncias de participação. Isso prova que a dificuldade de participação que freqüentemente é apontada como limitação estritamente da escola, trata-se de um problema que envolve, sobretudo, os órgãos de maior poder decisório do sistema de ensino. Esse é um elemento que depõe contra o discurso da descentralização no âmbito da gestão educacional, como também explicita o reducionismo do compartilhamento das decisões em nível de gerências administrativas do município.

Palavras-chave: Gestão compartilhada. Política educacional. Sistema Municipal de Ensino.

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Comment citer

Andrade, E. F. (2010). <b>Gestão compartilhada da educação: o discurso e as práticas cotidianas no sistema de ensino do Recife</b>. Educação, 1(1), 169–182. https://doi.org/10.5902/198464441373

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