NOTAS DE PESQUISA SOBRE O USO DE FILMES NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Evelyn Fernandes Azevedo Faheina Universidade Federal da Paraíba
  • Erenildo João Carlos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449232

Palabras clave:

Apropriação, Filme, Escolarização de jovens e adultos.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464449232

RESUMO

Este texto analisa a presença do uso de filme na escolarização de jovens e adultos. Apresenta resultados de uma pesquisa que buscou conhecer os modos de apropriação de filme pelas educadoras da EJA na escola. Para compreensão dessa questão, analisou-se o conteúdo da fala das docentes e observaram-se algumas práticas de ensino nas quais o filme fora utilizado. Da análise dos dados coletados, concluiu-se que as educadoras têm se apropriado e empregado o filme como ilustração dos conteúdos curriculares e dos assuntos estudados, o que caracteriza o uso do filme como recurso adicional e secundário das atividades de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Apropriação. Filme. Escolarização de jovens e adultos.

Biografía del autor/a

Evelyn Fernandes Azevedo Faheina, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga, Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Paraíba.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

Publicado

2014-01-14

Cómo citar

Faheina, E. F. A., & Carlos, E. J. (2014). NOTAS DE PESQUISA SOBRE O USO DE FILMES NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educación, 39(1), 173–186. https://doi.org/10.5902/198464449232

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos más leídos del mismo autor/a