La influencia de los aspectos afectivos en el desempeño de los estudiantes brasileños en el PISA 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489662

Palabras clave:

Mentalidad de Crecimiento, Expectativas Académicas, Rendimiento

Resumen

El aprendizaje es un proceso influenciado por aspectos afectivos, cuya eficacia está estrechamente ligada a la intensidad de las emociones presentes en este proceso. En este sentido, el presente estudio realizó un análisis detallado de la relación entre los aspectos afectivos, específicamente la Mentalidad de Crecimiento y la Expectativa Académica, en el desempeño (promedio de calificaciones) de los estudiantes brasileños en PISA 2018. Para ello, se utilizó la metodología de Investigación Aplicada, basada en un enfoque cuantitativo, con el uso de estadísticas descriptivas para analizar los datos. Se utilizaron los datos del cuestionario del estudiante de PISA, así como los resultados obtenidos por los estudiantes en el examen, en los dominios de lectura, matemáticas y ciencias. Los resultados destacan una asociación positiva significativa entre la Mentalidad de Crecimiento, la Expectativa Académica y el desempeño de los estudiantes en el contexto brasileño. Se concluye que los aspectos afectivos analizados, específicamente la Mentalidad de Crecimiento y la Expectativa Académica, tienen una influencia positiva significativa en el desempeño académico de los estudiantes brasileños en PISA 2018, sugiriendo que las intervenciones centradas en estos aspectos pueden potencialmente mejorar el desempeño escolar.

Biografía del autor/a

Guilherme Borges, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Tecnológico de Caratinga (2011), pós-Graduado em Engenharia de Produção pela PUC Minas (2015), em Ciências de Dados e Big Data pela Puc Minas (2019) e mestrado em Educação pela UFVJM (2023). Atualmente é Engenheiro de planejamento elétrico - Cemig Geração e Transmissão, atuando em estudos de proteção do sistema de extra alta tensão e unidades geradoras, análise de falhas e na manutenção e operação do sistema de registro para supervisão de fenômenos de curta duração na rede básica.

Cristiano Pitangui, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). É mestre (2007) e doutor (2013) pela COPPE/UFRJ em Engenharia de Sistemas e Computação na linha de Inteligência Artificial. É professor Adjunto do Departamento de Tecnologia e Eng. Civil, Computação e Humanidades (DTECH) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) como também da pós-graduação em Educação (UFVJM). Possui experiência em Aprendizado de Máquina com ênfase em Computação Bioinspirada.

Luciana Assis, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) onde leciona para o curso de Sistemas de Informação. Tem experiência na área de otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, problemas de coleta e entrega, heurísticas e metaheurísticas, problema de roteamento de veículos e otimização multiobjetivo. Também leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM onde estuda o uso de técnicas de Inteligência Artificial e Otimização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Alessandro Vivas Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Alessandro Vivas Andrade é Professor Associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua como docente no Curso de Sistemas de Informação onde leciona disciplinas de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Possui Doutorado, Mestrado e Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Curso Técnico em Eletrônica na Escola Francisco Moreira da Costa (ETEFMC). Tem interesse nas áreas de aprendizado de máquina, inteligência artificial e otimização.

Citas

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

Borges, G., Pitangui, C., Assis, L., & Andrade, A. V. (2025). La influencia de los aspectos afectivos en el desempeño de los estudiantes brasileños en el PISA 2018. Educación, 50(1), e112/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644489662

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