Análise temática sobre a autonomia na aprendizagem na concepção dos educadores de uma escola democrática Norte Fluminense do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464129

Palabras clave:

autonomia na aprendizagem, prática educativa, escola democrática.

Resumen

Este estudo investigou de que forma      os educadores de uma escola de educação democrática entendem a autonomia na aprendizagem, suas concepções e atribuições      e quais os desafios dessa prática educativa, considerada inovadora em relação ao que se conhece historicamente como ensino tradicional. Para isso, foram realizadas entrevistas e aplicação de questionários com 12 educadores de uma escola privada do Norte Fluminense. A Análise Temática evidenciou que os educadores consideram a autonomia como um protagonismo que se fortalece na liberdade de escolhas e na responsabilidade. A tutoria do professor e o apoio familiar foram evidenciados como essenciais para o reforço das responsabilidades e para o engajamento autônomo do aluno em seus projetos individuais de aprendizagem. Entre os desafios, encontram-se as pressões do sistema tradicional, a falta de recursos financeiros e de capacitação dos professores. Concluiu-se que a promoção da autonomia está intrinsecamente ligada às escolhas responsáveis e a um contexto escolar que respeite a singularidade dos alunos. Assim, sugere-se que as práticas educativas sejam orientadas por abordagens pedagógicas dialógicas que respeitem a autonomia do educador e do educando, de maneira a contribuir para a formação integral do indivíduo em termos cognitivos e emocionais. As limitações do estudo também foram apontadas.

Biografía del autor/a

Elizangela Tonelli, Universidade Estadual Norte Fluminense "Darcy Ribeiro". Instituto Federal do Espírito Santo

Doutoranda e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF). Professora no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), das  áreas de Linguagens e Metodologia da Pesquisa. 

Vera Lucia Deps, Universidade Estadual do Norte Fluminense "Darcy Ribeiro" (UENF)

Pós-Doutorado em Psicologia da Educação - Autorregulação da Aprendizagem pela Universidade de Lisboa.

Doutora em Educação (área da Psicologia da Educação), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mestra em Educação (área de aconselhamento psico-pedagógico) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). 

Professora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem - LEEL) do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Interesse de pesquisa nas áreas de  Educação; Psicologia da Educação e do Desenvolvimento; Linguagem; Gerontologia; Avaliação Institucional; Metacognição e Autorregulação da aprendizagem.

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Publicado

2022-10-13

Cómo citar

Tonelli, E., & Deps, V. L. (2022). Análise temática sobre a autonomia na aprendizagem na concepção dos educadores de uma escola democrática Norte Fluminense do Rio de Janeiro. Educación, 47(1), e91/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644464129