Efeitos dos modelos econômicos nas políticas de distribuição de bens linguísticos no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442037

Palavras-chave:

Ensino de Português, Desigualdade econômica, Currículo

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de distribuição de bens linguísticos na sociedade brasileira, são observadas, neste trabalho, as mudanças que se operaram nas bases econômicas de produção capitalista, a partir da década de 1970, e os projetos políticos, sociais e educacionais definidos para o país em diferentes conjunturas históricas desde então constituídas. A não consideração mais detalhada das mudanças nas bases econômicas e de seus efeitos para a manutenção ou amplificação da desigualdade social dificulta a observação mais atenta do funcionamento, nessa ordem, dos projetos oficiais para o ensino de língua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, são evidenciadas, com base em conceitos da análise do discurso de linha francesa, as tensões resultantes da concorrência entre modelos político-econômicos implantados no país, nas três últimas décadas do século XX e nas décadas iniciais do século XXI, e suas relações com a constituição de concepções concorrentes de língua e de sujeito da aprendizagem, estabelecidas, no período observado, em políticas públicas de educação e materializadas em documentos de parametrização curricular. Os resultados apontam para a necessidade de questionar os efeitos da implantação de um currículo nacional comum para o ensino de língua portuguesa quando são mantidas as condições desiguais de escolarização, em um contexto de destruição de políticas sociais e de fortalecimento das bases concorrenciais na ordem econômica do país, expandidas agora para as classes mais pobres.

Biografia do Autor

Emerson de Pietri, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Pietri, E. de. (2021). Efeitos dos modelos econômicos nas políticas de distribuição de bens linguísticos no Brasil. Educação, 46(1), e53/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644442037