Efeitos dos modelos econômicos nas políticas de distribuição de bens linguísticos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644442037Palabras clave:
Ensino de Português, Desigualdade econômica, CurrículoResumen
Com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de distribuição de bens linguísticos na sociedade brasileira, são observadas, neste trabalho, as mudanças que se operaram nas bases econômicas de produção capitalista, a partir da década de 1970, e os projetos políticos, sociais e educacionais definidos para o país em diferentes conjunturas históricas desde então constituídas. A não consideração mais detalhada das mudanças nas bases econômicas e de seus efeitos para a manutenção ou amplificação da desigualdade social dificulta a observação mais atenta do funcionamento, nessa ordem, dos projetos oficiais para o ensino de língua portuguesa no Brasil. Nesse sentido, são evidenciadas, com base em conceitos da análise do discurso de linha francesa, as tensões resultantes da concorrência entre modelos político-econômicos implantados no país, nas três últimas décadas do século XX e nas décadas iniciais do século XXI, e suas relações com a constituição de concepções concorrentes de língua e de sujeito da aprendizagem, estabelecidas, no período observado, em políticas públicas de educação e materializadas em documentos de parametrização curricular. Os resultados apontam para a necessidade de questionar os efeitos da implantação de um currículo nacional comum para o ensino de língua portuguesa quando são mantidas as condições desiguais de escolarização, em um contexto de destruição de políticas sociais e de fortalecimento das bases concorrenciais na ordem econômica do país, expandidas agora para as classes mais pobres.
Citas
ANTUNES, Ricardo; POCHMANN, Marcio. A desconstrução do trabalho e a explosão do desemprego estrutural e da pobreza no Brasil. In:
CIMADAMORE, Alberto D.; CATTANI, Antonio David (orgs.). Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Porto Alegre: Tomo Editorial/Clacso, 2007.
BASTOS, Pedro P. Z. As aporias do liberalismo periférico: comentários à luz dos governos Dutra (1946-1950) e Cardoso (1994-2002). Economia e Sociedade, Campinas, v. 12, p. 245-274, 2003.
BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Os anos do povo. In: SADER, Emir (org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
BELLUZZO, Luiz Gonzaga; TAVARES, Maria Conceição. A Mundialização do Capital e a Expansão do Poder Americano. In: FIORI, José Luís (Org.). O Poder Americano. Editora: Vozes. Petrópolis, 2004. p. 111-138.
BENTES, Ivani. Redes colaborativas e precariado produtivo. Periferia, vol. 1, n. 1, p. 53-61, 2012.
BIELSHCHOWSKY, Ricardo. Estratégia de desenvolvimento e as três frentes de expansão no Brasil: um desenho conceitual. Economia e Sociedade. Campinas, v. 21, número especial, dez. 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: mai. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. V. 1. Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa. Currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: Ano 3: unidade 1. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARDOSO JUNIOR, José Celso. Crise e desregulação do trabalho no Brasil. Revista de Sociologia da USP- Tempo Social, São Paulo, Vol. 13, n. 2, p. 31-59, Nov., 2001.
CARVALHO, Alba Maria Pinho de. A Precarização Estrutural do Trabalho na Civilização do Capital em Crise: O Precariado Como Enigma Contemporâneo. Revista Políticas Públicas, Maranhão, v. 18, p. 225 – 239, julho, 2014.
CHESNAIS, François. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, François (org.). Finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2005.
CONTRI, André Luis. Uma avaliação da economia brasileira no Governo Dilma. Indicadores Econômicos – FEE, v. 41, n.4, p. 9-20, 2014.
COUTINHO Luciano; BELLUZZO, Luiz Gonzaga. “Financeirização” da riqueza, inflação de ativos e decisões de gasto em economias abertas. Economia e Sociedade, n. 11, 1998, p. 137-150.
DATHEIN, Ricardo. De Bretton Woods à Globalização Financeira: Evolução, Crise e Perspectivas do Sistema Monetário Internacional. 2003. Disponível em https://www.ufrgs.br/fce/wpcontent/uploads/2017/02/TD05_2003_dathein.pdf. Acesso em: agost. 2017
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1987.
FREITAS, Luiz Carlos. A avaliação e as reformas dos anos de 1990: novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação. Educação & Sociedade [online]. 2004, vol.25, n.86, p. 131-170.
GERALDI, João Wanderley, SILVA, Lílian L.M. & FIAD, Raquel S. Linguística, Ensino de Língua Materna e Formação de Professores. In
D.E.L.T.A., vol.12, nº 2, 1996, pp. 307-326.
GIAMBIAGI, Fabio. Brasil, raízes do atraso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
GÓMEZ VILLAR, Antonio. El trabajador precario y la construcción del precariado como sujeto del cambio. Astrolabio. Revista internacional de filosofia, n. 11, pp. 209-217, 2010.
LINHARES, Maria Isabel S. B. Os favoritos precários. In: BRANDÃO, Israel Rocha; ARAÚJO, José Edvar C. de (orgs.). Educação contextualizada. Fortaleza: Editora Caminhar, 2015.
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística no Brasil. São Paulo: Contexto, 2015, 320 p.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Tradução de Freda Indursky. Campinas, SP: Editora Pontes, Editora da Unicamp, 1997.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out., 2009.
OMETTO, Ana Maria H; FURTUOSO, Maria Cristina O; SILVA, Marina V. Economia brasileira na década de 80 e seus reflexos nas condições de vida da população. Revista de Saúde Pública. São Paulo, vol. 29, n. 5, p. 403-414, Out., 1995.
PAULANI, Leda Maria. A crise do regime de acumulação com dominância da valorização financeira e a situação do Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, USP, v. 23, p. 25-39, 2009.
PAULANI, Leda Maria. A inserção da economia brasileira no cenário mundial: uma reflexão sobre a situação atual à luz da história. Boletim de Economia e Política Internacional (IPEA), vol. 3, n.10, Abril, 2012.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
PIETRI, Émerson de. A constituição dos discursos sobre ensino de língua portuguesa nas décadas de 1980 e 1990. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 1, p. 523-550, Apr. 2018.
PIETRI, Émerson de. Dois modos de tratamento da heterogeneidade linguística no Brasil em documentos de referência curricular. Revista E-curriculum (PUCSP), v. 17, p. 1349-1372, 2019.
PINHEIRO, Armando; GIAMBIAGI, Fábio; MOREIRA, Maurício M. O Brasil na década de 90: uma transição bem-sucedida? Rio de Janeiro: BNDES, Departamento Econômico - DEPEC, 2001. 36p. (Textos para discussão, n. 91)
POCHMANN, Márcio. Política social na periferia do capitalismo: a situação recente no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 12, n. 6, p. 1477-89, 2007.
POCHMANN, Márcio. Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 3-16, Jun., 2004.
PORTO, Lorena Vasconcelos. A terceirização na reforma trabalhista e a violação às normas internacionais de proteção ao trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Belo Horizonte, v. 63, n. 96, p. 149-182, jul./dez. 2017.
SADER, Emir. A construção da hegemonia pós-neoliberal. In: SADER, Emir (org.) 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo, SP: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação. Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa: 1º grau, São Paulo: SE/CENP, 2ª ed, 1988.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Guias Curriculares para o ensino de 1º grau. São Paulo: CERHUPE, 1975.
SOARES, Magda. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos. (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________