Initial education evaluation of a Physical Education program: Perceptions of graduates from a public university in the state of Santa Catarina

Autores/as

  • William das Neves Salles Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE) do Centro de Desportos (CDS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Colaborador em projetos de pesquisa na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6410-0332
  • Samara Escobar Martins Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2622-6959
  • Maria Eduarda Tomaz Luiz Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3757-6647
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5167-2921
  • Alcyane Marinho Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2313-4031

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644441376

Palabras clave:

Physical Education, Initial education, Graduates

Resumen

This mixed-methods study investigated the perceptions of Physical Education (PE) graduates on their education obtained at a public university in the state of Santa Catarina, Brazil. An online questionnaire was applied to collect information regarding the initial education of 94 graduates (50 bachelors and 44 teachers) trained under the new curricular proposal implemented in 2008 at the institution. Extension (8.35±1.51) and research activities (8.24±1.66) achieved the highest scores, with emphasis on the diversity of structures and options offered. The graduates’ classmates (7.45±1.73), due to the lack of dedication and commitment to the program, and the curricular structure (7.64±1.59), due to the problems in the courses’ semiannual organization, received the lowest ratings. Teachers evaluated their course higher than the bachelors, especially in the components of faculty (T = 8.55±1.02; B = 7.28±1.37), classmates (T = 7.91±1.60; B = 7.04±1.76), physical infrastructure (T = 8.30±1.69; B = 7.64±1.34), supervised internships (T = 8.61±1.45; B = 7.72±1.73), and overall program evaluation (T = 8.64±1.10; B = 7.82±1.35). Factors such as supervised internships, curricular structure, faculty, and extension activities explained 59.0% of the variance of the overall program evaluation. Considering these results, those responsible for structuring the PE program can consolidate the practices and components that have been well evaluated, as well as think of alternatives to reduce the weaknesses and negative aspects perceived by the graduates.

Biografía del autor/a

William das Neves Salles, Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE) do Centro de Desportos (CDS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Colaborador em projetos de pesquisa na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Professor de Educação Física na Escola Internacional da Unisociesc (Florianópolis). Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participante do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com realização de estágio de pesquisa (6 meses) na McGill University (Canadá), com suporte financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (bacharelado, 2011; licenciatura, 2015) nesta instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008. 

Endereço profissional: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos.
NuPPE - Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte
Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil  - CEP: 88400900.

Celular: (47) 99619-0068

Samara Escobar Martins, Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Formanda no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Aluna especial no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (CEFID/ UDESC).

Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física CEFID/ UDESC (LAPLAF, CNPq). 

Endereço: Servidão Laura Lima, 70, Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88032260.

Celular: (48) 99929-8023.

Maria Eduarda Tomaz Luiz, Aluna na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Aluna especial no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano UDESC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas de atuação: educação física, jogos, recreação, lazer, formação e aprendizado.

Membro do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq).

Endereço profissional: Laboratória de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq). Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88080-350.

Celular: (48) 99953-4388.

Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Gerontologia pela mesma Universidade, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Atividade Física e Saúde e Doutora em Motricidade Humana na área da Saúde e Condição Física pela Faculdade de Motricidade Humana - FMH/Universidade de Lisboa. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora nos cursos de Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) do CEFID/UDESC na linha de Pesquisa Atividade Física e Saúde. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Coordenadora do Programa de Extensão Ritmo e Movimento. Membro do BPaRkI- Iniciativa Brasileira de Reabilitação na doença de Parkinson. Membro do Laboratório de Oncologia e Exercício - LabOne. Membro da Academia Brasileira de Educação Física.

Endereço: Rua Sérgio Gil, 191, apto 403, Balneário, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88075-340.

Celular: (48) 99981-1607

Alcyane Marinho, Professora nos cursos de graduação em Educação Física e no programada de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado) do CEFID/UDESC, na linha de pesquisa "Atividade Física e Saúde". Líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Endereço profissional: Laboratória de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF, CNPq). Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - CEP: 88080-350.

Celular: (48) 98416-2002

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Publicado

2021-05-28

Cómo citar

Salles, W. das N., Martins, S. E., Luiz, M. E. T., Guimarães, A. C. de A., & Marinho, A. (2021). Initial education evaluation of a Physical Education program: Perceptions of graduates from a public university in the state of Santa Catarina. Educación, 46(1), e50/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984644441376

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