Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440743

Palabras clave:

Escola, Ensino Fundamental, Sociabilidades adolescentes, Diversidade

Resumen

Este artigo advém de uma pesquisa realizada com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contou com a participação de 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, de duas escolas públicas. Em relação aos objetivos deste texto, priorizamos analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 111 (cento e onze) estudantes, do 6.º ao 9.º ano, em uma dessas escolas com vínculo ao Ensino Fundamental, em Belém, no Pará. Para a análise pretendida, utilizamos as noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, de Pierre Bourdieu (1996; 2002; 2010), e representação, de Roger Chartier (1982; 1991). No que tange à literatura especializada sobre sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e relações sociais, adotamos as formulações de Wilma Coelho e Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho e Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019) e Nicelma Soares (2010). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003) auxiliaram no trato e na sistematização dos dados, na etnografia escolar e nas observações. Os resultados apontam para: a) a centralidade das redes sociais para o estabelecimento, manutenção e rompimento das relações de sociabilidades; b) a necessidade de atenção sobre as redes sociais na experiência escolar – o conteúdo veiculado por meio da experiência online assume lugar secundário em relação às redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje; c) na percepção desses estudantes sobre o espaço escolar, o gosto pelo estudo e tudo que a ele se relaciona figuram como menos relevantes. Recomendamos uma ampliação dos investimentos pedagógicos da escola em relação aos interesses discentes na conformação de suas sociabilidades.

Biografía del autor/a

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará/ Professora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará/Pesquisadora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição.

Patrícia Simith dos Santos, Universidade Federal do Pará/Estudante de Graduação

Estudante do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq.

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Publicado

2021-05-05

Cómo citar

Coelho, W. de N. B., Brito, N. J. C. de, & Santos, P. S. dos. (2021). Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola. Educación, 46(1), e39/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644440743

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