Elementary education and the relations of sociabilities: the teenagers and the diversity at school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440743

Keywords:

School, Elementary education, Teenagers, Sociabilities, Diversity

Abstract

This article is the result of a research carried out with the financial support of the “Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico” (CNPq) (Brazilian National Council for Scientific and Technological Development), which involved 175 (one hundred and seventy-five) adolescents, from two public schools. In relation to the objectives of this text, we prioritize analyzing the sociability relationships established among 111 (one hundred and eleven) students, from the 6th to the 9th grade, in one of these schools linked to Elementary Education, in Belém, Pará, Brazil. In order to carry out the analysis, we used the conceptual notions of symbolic violence, hierarchy and habitus, by Pierre Bourdieu (1996; 2002; 2010), and representation, by Roger Chartier (1982; 1991). Regarding the specialized literature on adolescent sociability, ethnic-racial relations and social relations, we adopted the formulations by Wilma Coelho and Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho and Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019) and Nicelma Soares (2010). The conceptual formulations by Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) and Heraldo Vianna (2003) helped in the treatment and systematization of data, school ethnography and observations. The results point out: a) the centrality of social networks for the establishment, development and ruptures of social relationships; b) the need for attention directed to social networks in the school experience – the content conveyed through the online experience plays a secondary role in relation to sociability relationships, because these students think about today; c) according students’ perceptions about the school environment, the enjoyment of studying and everything related to it are less relevant. We recommend an expansion of the school's pedagogical investments in relation to students’ interests in shaping their sociability.

Author Biographies

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará/ Professora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará/Pesquisadora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição.

Patrícia Simith dos Santos, Universidade Federal do Pará/Estudante de Graduação

Estudante do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq.

References

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da Prática Escolar. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5.ed. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

BERGER, Peter Ludwig. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.

BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 10 ago. 2019.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução N. 3, de 3 de agosto de 2005. Define normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb003_05.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História Afro-brasileira e Africana. Brasília/DF: SECAD/ME, 2004. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf . Acesso em: 13 jul. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB N. 2, de 7 de abril de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.educacaorc.com.br/media/biblioteca/2020295/resolucaocne_ceb2_98.pdf Acesso em: 09 jul. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 jul. 2019.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm Acesso em: 09 jul. 2019.

BOURDIEU, Pierre Felix. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 6. ed. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre Felix. As regras da arte: gênese e estrutura de campo literário. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BOURDIEU, Pierre Felix. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de. No emaranhado do Guamá: trajetos etnográficos numa feira de Belém. Ponto Urbe [Online], n. 20, 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/pontourbe/3404 ; DOI : 10.4000/pontourbe.3404. Acesso em: 15 jun. 2019.

CAVALLEIRO, Eliane. (Org). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

CHARTIER, Roger. O Mundo como Representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, jan./abr.1991, p.173 a 191. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010. Acesso em: 15 de jun.2019.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editorial, 1982.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores – 1970-1989. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2009.

COELHO, Wilma de Nazaré Baia. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenila Brito. Pertencimento racial e relações sociais estabelecidas no espaço escolar. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas Educacionais. Juiz de Fora, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18711. Acesso em: 05 jul. 2019.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; MULLER, Tânia Maria Pedroso; SILVA, Carlos Aldemir Farias da (Orgs.). Formação de professores, livro didático e a Escola Básica. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, p. 15-44.

COELHO, Wilma de Nazaré Baia; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 62, p. 32-53, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rieb/n62/2316-901X-rieb-62-00032.pdf. Acesso em 05 jul. 2019.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. O improviso em sala de aula: a prática docente em perspectiva. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar (Orgs.). Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade. Belo Horizonte: Mazza, 2008, p. 104 – 123.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias. Preconceito, discriminação e sociabilidades na escola. Educere et Educare, v.10, n.20, p.687-705, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/17712366/PRECONCEITO_DISCRIMINA%C3%87%C3%83O_E_SOCIABILIDADES_NA_ESCOLA_-_Wilma_de_Nazar%C3%A9_Ba%C3%ADa_Coelho_e_Carlos_Aldemir_Farias_da_Silva. Acesso em: 10 jul. 2019.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Grupos e relações de sociabilidades entre adolescentes no ensino médio: hierarquia e cor. Teoria e prática da educação. v. 20, p. 101-115, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/38164699/GRUPOS_E_RELA%C3%87%C3%95ES_DE_SOCIABILIDADES_ENTRE_ADOLESCENTES_NO_ENSINO_M%C3%89DIO_HIERARQUIA_E_COR_-_WILMA_DE_NAZAR%C3%89_BA%C3%8DA_COELHO_E_CARLOS_ALDEMIR_FARIAS_DA_SILVA. Acesso em: 05 out. 2019.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias. Grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio: sociabilidades, preconceito e discriminação. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar (Orgs.) Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação Unisinos, n.23, v. 2, p. 225-241, abril-junho, 2019. Disponível em: http://ufpa.academia.edu/WilmadeNazar%C3%A9Ba%C3%ADaCoelho. Acesso em: 08 jul. 2019.

COELHO, Mauro Cezar. Diferença e semelhança. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias (Coord.). Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, p. 85-90.

D´ABREU, Lylla Cysne Frota; MARTURANO, Edna Maria. Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia, Natal, n.15, v.1, p.43-51, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2010000100006&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 09 jul. 2019.

DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 117-136, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v28n1/11660.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2228100. Acesso em: 09 jul. 2019.

DIAS, Adelaide; OLIVEIRA, João Tiago; MOREIRA, Paulo Alexandre Soares; ROCHA, Leonel. Percepção dos alunos acerca das estratégias de promoção do sucesso educativo e envolvimento com a escola. Estudos de Psicologia, Campinas, n.32, v. 2, p.187-199, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-10971-004. Acesso em: 09 jul. 2019.

ESSED, P. Understanding everyday racism: interdisciplinary theory. Londres: Sage, 1991.

FERNANDES, Luana de Mendonça; LEME, Vanessa Barbosa Romera;

ELIAS, Luciana Carla dos Santos; SOARES, Adriana Benevides. Preditores do Desempenho Escolar ao final do Ensino Fundamental: histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, v. 26, n. 1, p.215-228, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2018000100009. Acesso em: 09 jul. 2019.

GOFFMAN, Erving. Estigma - notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1980

GOMES, Nilma Lino (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei 10.639/2003. Brasília: MEC; Unesco, 2012;

GOMES, Nilma Lino. Descolonizar os currículos: um desafio para as pesquisas que articulem a diversidade étnico-racial e a formação de professores. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas – ENDIPE, 14, 2008; Porto Alegre, Anais... Porto Alegre, Edipucrs, 2008.

KNOBBE, Margarida Maria. História extra-oficial: como os negros do Brasil ainda não conquistaram a liberdade. Problemas Brasileiros, n. 371, p. 18-23, 2005. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/2861_HISTORIA+EXTRAOFICIAL. Acesso em: 07 jul. 2019.

MARTURANO, Edna Maria; ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista, n.59, p.123-139, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n59/1984-0411-er-59-00123.pdf. Acesso em: 09 jul. 2019.

MARCELINO, Sandra. Escola, racismo e desempenho escolar: o rompimento da profecia auto realizadora do fracasso a partir do relato de três jovens negros. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação e Cultura. v. 5, n. 2, p. 104-117, 2018. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=REPECULT&page=article&op=view&path%5B%5D=4082 Acesso em: 10 out. 2019.

MEINERZ, Carla Beatriz. Adolescente no pátio, outra maneira de viver a escola. Um estudo sobre sociabilidade a partir da inserção escolar na periferia urbana. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.

MEINERZ, Carla Beatriz. Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, maio-ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/16957. Acesso em: 7 jun. 2019.

MIRANDA, Luciana Lobo; SOUZA FILHO, José Alves de; SANTIAGO, Maité Vicente. A relação lazer e mídia entre adolescentes e jovens de escolas públicas em Fortaleza/CE. Psicol. Argum. Curitiba, v. 32, n. 79, p. 29-43, Supl 1., 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21664 Acesso em: 7 jun. 2019.

MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação e Cultura; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005

NADAL, Carla Marlise Silva. A resiliência ao longo da vida de afro descendentes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica - RS, 2007.

OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742008000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2019.

PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno: relações raciais e o sistema educacional brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

ROCHA, Luiz Carlos Paixão. Política Educacional e a Lei 10.639/03: uma reflexão sobre a necessidade de superação de mecanismos ideológicos legitimadores do quando de desigualdades raciais e sociais na sociedade brasileira. In: COSTA, Hilton; SILVA, Paulo Vinicius Baptista (Orgs.). Notas de história e cultura afro-brasileira. Editora UEPG: Ponta Grossa, 2011.

SAVELI, Esméria de Lourdes. Ensino fundamental de nove anos: bases legais de sua implantação. Práxis Educativa, Ponta Grossa/ PR, v. 3, n. 1, p. 67 - 72, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/26634895_Ensino_fundamental_de_nove_anos_bases_legais_de_sua_implantacao. Acesso em: 10 set. 2019.

SILVA, Flávia Carolina da; PALUDO, Karina Inês. Racismo implícito: um olhar para a educação infantil. Revista África e Africanidades, ano IV, n.14/15, 2011. Disponível em: http://www.africanidades.com.br/documentos/14152011-19.pdf. Acesso em: 08 jul.2019.

SILVA JR., Hédio. Discriminação racial nas escolas: entre a entre a lei e as práticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 161-187, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1137. Acesso em: 13 set. 2019.

SISS, Ahyas; OLIVEIRA, Iolanda. Trinta anos de Anped, as pesquisas sobre a educação dos afro-brasileiros e o GT 21: marcas de uma trajetória. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 21 – Trabalhos Encomendados. 30. 2007, Caxambu, Anais...Caxambu: ANPED, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho_encomendado_gt21-_ahyas_-_int_.pdf. Acesso em: 13 set. 2019.

SOARES, Nicelma Josenila Brito. Relações sociais na escola: representações de alunos negros sobre as relações que estabelecem no espaço escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. 2010.

TOMÉ, Gina; MATOS, Margarida Gaspar. Relação positiva com grupo de pares na adolescência. In: MATOS, Margarida Gaspar de; TOMÉ, Gina (Eds.), Aventura Social: promoção de competências e do capital social para um empreendedorismo com saúde na escola e na comunidade. São Paulo, SP: Moderna, 2012. p. 111-125

VIANNA, Heraldo Marelin. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editor, v.5, 2003.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a0228101.pdf. Acesso em: 09 out. 2019.

Published

2021-05-05

How to Cite

Coelho, W. de N. B., Brito, N. J. C. de, & Santos, P. S. dos. (2021). Elementary education and the relations of sociabilities: the teenagers and the diversity at school. Education, 46(1), e39/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644440743