Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440743

Palavras-chave:

Escola, Ensino Fundamental, Sociabilidades adolescentes, Diversidade

Resumo

Este artigo advém de uma pesquisa realizada com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que contou com a participação de 175 (cento e setenta e cinco) adolescentes, de duas escolas públicas. Em relação aos objetivos deste texto, priorizamos analisar as relações de sociabilidades estabelecidas entre 111 (cento e onze) estudantes, do 6.º ao 9.º ano, em uma dessas escolas com vínculo ao Ensino Fundamental, em Belém, no Pará. Para a análise pretendida, utilizamos as noções conceituais de violência simbólica, hierarquia e habitus, de Pierre Bourdieu (1996; 2002; 2010), e representação, de Roger Chartier (1982; 1991). No que tange à literatura especializada sobre sociabilidades adolescentes, relações étnico-raciais e relações sociais, adotamos as formulações de Wilma Coelho e Mauro Coelho (2016), Wilma Coelho e Carlos Silva (2015; 2017; 2018; 2019) e Nicelma Soares (2010). As formulações conceituais de Laurence Bardin (2010), Marli André (2003) e Heraldo Vianna (2003) auxiliaram no trato e na sistematização dos dados, na etnografia escolar e nas observações. Os resultados apontam para: a) a centralidade das redes sociais para o estabelecimento, manutenção e rompimento das relações de sociabilidades; b) a necessidade de atenção sobre as redes sociais na experiência escolar – o conteúdo veiculado por meio da experiência online assume lugar secundário em relação às redes de sociabilidades, pois esses estudantes pensam no hoje; c) na percepção desses estudantes sobre o espaço escolar, o gosto pelo estudo e tudo que a ele se relaciona figuram como menos relevantes. Recomendamos uma ampliação dos investimentos pedagógicos da escola em relação aos interesses discentes na conformação de suas sociabilidades.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará/ Professora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará/Pesquisadora

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição.

Patrícia Simith dos Santos, Universidade Federal do Pará/Estudante de Graduação

Estudante do Curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, da mesma instituição. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq.

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Coelho, W. de N. B., Brito, N. J. C. de, & Santos, P. S. dos. (2021). Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola. Educação, 46(1), e39/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644440743

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