Memória Educativa como dispositivo de pesquisa: tecendo laços na Universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440682

Palabras clave:

Memória educativa, Psicanálise e educação, Formação de professores.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar a memória educativa como um dispositivo de pesquisa, fundamentado no aporte teórico da psicanálise, articulado com a educação. Para tanto, fez-se o levantamento das produções acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, no período de 2007 a 2019, disponíveis no repositório da instituição. Foram utilizados os descritores memória educativa, psicanálise e educação, que resultaram na identificação de 23 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado. Todas usaram a memória educativa sob o enfoque psicanalítico com a educação. As análises qualitativas foram organizadas em eixos e categorias temáticas. Os resultados indicaram que o uso do dispositivo, em que os sujeitos escrevem suas memórias, associadas ao contexto pedagógico e de formação, favoreceu a reflexão não só dos sujeitos das pesquisas como também dos próprios pesquisadores. A escrita sobre as experiências escolares, a relação com os professores, o contexto sociocultural associado a essa trajetória revelou diferentes dimensões na atuação pessoal e profissional. Refletir sobre a própria trajetória escolar e de formação contribuiu para melhor compreensão do processo reflexivo e constitutivo da subjetividade docente. Com base no olhar psicanalítico foi possível inferir que a escrita da memória educativa fez emergir uma compreensão sobre a própria atuação docente, com possíveis repercussões na subjetividade dos sujeitos. Esses achados apontam para a contribuição desse dispositivo de pesquisa no campo da educação, em especial para os estudos sobre a formação do professor.

Biografía del autor/a

Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, Universidade de Brasília - PPGE/UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)-Universidade de Brasília. Linha de pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - EAPS, pesquisando sobre "Tecnologia e Infância nas relações com os sujeitos". Mestre em Educação pelo PPGE/UNB(2013), linha de pesquisa Subjetividade e Complexidade na Abordagem Psicanalítica, onde estudou "Identidade e Subjetividade docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem". Graduação em Pedagogia -FE/UnB(2002), professora da Secretaria de Estado de Educação desde 1998, atuando na Educação Básica com crianças (0 a 3 anos) em situação de "risco" e suas famílias. Apoio a coordenação da Educação Precoce; Mediadora EaD da Escola Nacional de Socioeducação-ENS. Professora EaD - Educação de Adultos (bolsista CAPES)- 2015 .Tutora a distância do curso de Pedagogia a Distância (bolsista Capes)-FE/UAB/UnB desde 2007, atuando em diversas disciplinas. Tem experiência prática e de pesquisa na área de Educação nos seguintes temas: Educação Básica,Educação Infantil, Educação Continuada, Educação a Distância -EaD, é Especialista em Planejamento Implementação e Gestão da EaD - Uff;Educação a distância - UnB; Educação Continuada e a distância - UnB;Educação para a Diversidade e Cidadania- UFG;Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - UFG; Especialista em Impactos da Violência na Escola- FIOCRUZ, e especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - UFG. Estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade - UnB e Diálogos em Sociologia Clínica - UnB . participou, como avaliadora de obras didáticas de Educação Infantil, do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2019 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professora nos Cursos de extensão Formação de Tutores do PNAIC na Educação Infantil e Professores do PNAIC na Educação Infantil - UnB (fev a nov - 2018).

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília UnB

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília/FE (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília/IP (2001) e Pós-doutorado na FEUSP (2003). Ocupou a função de vice-diretora (2002-2006) e diretora da Faculdade de Educação/UnB (2006/2010). Indicada como representante da Universidade de Brasília, conselheira do Conselho de Educação do DF (2007/2008). Experiência na área de Educação, concurso em Psicologia da Educação atuando como docente e pesquisadora nas áreas de formação inicial e continuada de professores na interface Psicanálise e Educação. Participação em eventos nacionais e internacionais, tendo publicado livros e organizado coletânea além de artigos em periódicos e no Scielo através de Anais de Congressos, Conferências e Colóquios. Na pós graduação como pesquisadora -colaboradora é integrante do Diretório Lattes no Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana e na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação ( EAPS) eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica. Orientações 30 dissertações de mestrado e 05 teses concluídas, atualmente 06 dissertações e 04 teses de doutorado em andamento, 43 orientações de curso especialização e 07 Iniciação Científica. Ocupa o lugar de Coordenadora do NEAL/CFORM/CEAM -UnB ( aprovada a recondução na 565ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE/UnB em 29/09/2016). Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização Lato-sensu Gestão Escolar ( 2ª, 3ª e 4ª edição) e de Coordenação Pedagógica (1ª e 2ª edição) em parceria MEC/UnB e SEE/DF do Programa Escola de Gestores. É membro acadêmico do Instituto de Educação e Pesquisa de Atenas,pertencente à Unidade de Educação.

Claudia Marcia Lyra Pato, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004), pesquisadora visitante no Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos ? CSUSM e pós-doutorado em Psicologia Ambiental na mesma instituição, sob supervisão do professor P. Wesley Schultz, PhD (Abril/2017-Maio/2018). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB (Novembro/2018 a Novembro/2020). Coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e coordenadora do GT22 de Educação Ambiental da ANPED CO para o biênio 2018-2020. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos níveis de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana - GEPEAEH. Coordenadora do Plano de Trabalho Infância e Juventude: Cultura, território e educação, aprovado pelo plano de internacionalização da UnB (2019) e apoiado pelo CAPES PRINT. Participa de grupos de pesquisa na área de Valores Humanos, Educação, Relações e Interrelações com o Comportamento Ecológico, com interface das áreas de Psicologia Social, Psicologia Ambiental e Educação Ambiental. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasilia (UnB) por dois mandatos consecutivos, no período de agosto/2006 a setembro/2011. Foi coordenadora da Área de Educação e Ecologia Humana e da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB no período de agosto de 2009 a março de 2012. Coordenou a equipe de avaliação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Distrito Federal no período de 2010 a 2013 e foi gestora substituta e pesquisadora do Projeto de Aplicação da Plataforma Educacional do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, com apoio do Ministério das Cidades, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Foi presidente da Comissão de Acompanhamento de Bolsistas de Demanda Social da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação/UnB no período de 2010 a 2016. Coordenadora adjunta do Grupo de Psicologia Ambiental (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ? ANPEPP no biênio 2016-2018 e coordenadora adjunta do Grupo de Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, regional Centro-Oeste, no biênio 2016-2018. Eleita coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e coordenadora do GT22 de Educação Ambiental da ANPED CO para o biênio 2018-2020. Eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília para o biênio 2018-2020. Orientadora de doutorado.

Katilen Machado Vicente Squarisi, Universidade de Brasília - UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2017). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (1996). Pós Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1997). Atualmente é professora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade CECAP no curso de Pedagogia e Psicopedagogia; Orientadora Educacional pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicanálise na Educação e atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, memória educativa, orientação vocacional, indisciplina, Bullying,grêmio estudantil,hábitos de estudo, sexualidade, drogas, ensino integral, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dentre outros.

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Publicado

2021-01-31

Cómo citar

Bittencourt, C. P. do N., Almeida, I. M. M. Z. P. de, Pato, C. M. L., & Squarisi, K. M. V. (2021). Memória Educativa como dispositivo de pesquisa: tecendo laços na Universidade. Educación, 46(1), e6/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644440682

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