Educational Memory as a research device: weaving ties at the University

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440682

Keywords:

Educational memory, Psychoanalysis and education, Teacher training.

Abstract

This paper aims to present the educational memory as a research device, based on the theoretical contribution of psychoanalysis, articulated with education. For that, we searched academic productions of the Graduate Program in Education of the University of Brasilia, from 2007 to 2019, were made available in the institution's repository. The keywords educational memory, psychoanalysis, and education were used, which resulted in the identification of 23 master's degree dissertations and 2 doctoral theses. All used educational memory under the psychoanalytical approach with education. Qualitative analyzes were organized into axes and thematic categories. The results indicated that the use of the device, in which the subjects write their memories associated with the educational and training context, promoted the reflection not only of the research subjects but also of the researchers themselves. Writing about school experiences, the relationship with teachers, the socio-cultural context associated with this trajectory revealed different dimensions in personal and professional performance. Reflecting on their own school and educational trajectory contributed to better understanding the reflective and constitutive process of teaching subjectivity. Based on the psychoanalytic view, it was possible to infer that the writing of the educational memory brought to light an understanding of the teaching performance itself, with possible repercussions on the subjectivity of the subjects. These findings point to the contribution of this research device to the field of education, especially for studies on teacher education.

Author Biographies

Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, Universidade de Brasília - PPGE/UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)-Universidade de Brasília. Linha de pesquisa: Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação - EAPS, pesquisando sobre "Tecnologia e Infância nas relações com os sujeitos". Mestre em Educação pelo PPGE/UNB(2013), linha de pesquisa Subjetividade e Complexidade na Abordagem Psicanalítica, onde estudou "Identidade e Subjetividade docente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem". Graduação em Pedagogia -FE/UnB(2002), professora da Secretaria de Estado de Educação desde 1998, atuando na Educação Básica com crianças (0 a 3 anos) em situação de "risco" e suas famílias. Apoio a coordenação da Educação Precoce; Mediadora EaD da Escola Nacional de Socioeducação-ENS. Professora EaD - Educação de Adultos (bolsista CAPES)- 2015 .Tutora a distância do curso de Pedagogia a Distância (bolsista Capes)-FE/UAB/UnB desde 2007, atuando em diversas disciplinas. Tem experiência prática e de pesquisa na área de Educação nos seguintes temas: Educação Básica,Educação Infantil, Educação Continuada, Educação a Distância -EaD, é Especialista em Planejamento Implementação e Gestão da EaD - Uff;Educação a distância - UnB; Educação Continuada e a distância - UnB;Educação para a Diversidade e Cidadania- UFG;Direitos Humanos da Criança e do Adolescente - UFG; Especialista em Impactos da Violência na Escola- FIOCRUZ, e especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos - UFG. Estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Ecologia Humana e Transdisciplinaridade - UnB e Diálogos em Sociologia Clínica - UnB . participou, como avaliadora de obras didáticas de Educação Infantil, do processo de avaliação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2019 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professora nos Cursos de extensão Formação de Tutores do PNAIC na Educação Infantil e Professores do PNAIC na Educação Infantil - UnB (fev a nov - 2018).

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília UnB

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (SP), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília/FE (1993), Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília/IP (2001) e Pós-doutorado na FEUSP (2003). Ocupou a função de vice-diretora (2002-2006) e diretora da Faculdade de Educação/UnB (2006/2010). Indicada como representante da Universidade de Brasília, conselheira do Conselho de Educação do DF (2007/2008). Experiência na área de Educação, concurso em Psicologia da Educação atuando como docente e pesquisadora nas áreas de formação inicial e continuada de professores na interface Psicanálise e Educação. Participação em eventos nacionais e internacionais, tendo publicado livros e organizado coletânea além de artigos em periódicos e no Scielo através de Anais de Congressos, Conferências e Colóquios. Na pós graduação como pesquisadora -colaboradora é integrante do Diretório Lattes no Grupo de Pesquisa Educação e Ecologia Humana e na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação ( EAPS) eixo Educação e Subjetividade na Abordagem Transdisciplinar Psicanalítica. Orientações 30 dissertações de mestrado e 05 teses concluídas, atualmente 06 dissertações e 04 teses de doutorado em andamento, 43 orientações de curso especialização e 07 Iniciação Científica. Ocupa o lugar de Coordenadora do NEAL/CFORM/CEAM -UnB ( aprovada a recondução na 565ª reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE/UnB em 29/09/2016). Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização Lato-sensu Gestão Escolar ( 2ª, 3ª e 4ª edição) e de Coordenação Pedagógica (1ª e 2ª edição) em parceria MEC/UnB e SEE/DF do Programa Escola de Gestores. É membro acadêmico do Instituto de Educação e Pesquisa de Atenas,pertencente à Unidade de Educação.

Claudia Marcia Lyra Pato, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004), pesquisadora visitante no Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos ? CSUSM e pós-doutorado em Psicologia Ambiental na mesma instituição, sob supervisão do professor P. Wesley Schultz, PhD (Abril/2017-Maio/2018). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB (Novembro/2018 a Novembro/2020). Coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e coordenadora do GT22 de Educação Ambiental da ANPED CO para o biênio 2018-2020. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos níveis de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Ecologia Humana - GEPEAEH. Coordenadora do Plano de Trabalho Infância e Juventude: Cultura, território e educação, aprovado pelo plano de internacionalização da UnB (2019) e apoiado pelo CAPES PRINT. Participa de grupos de pesquisa na área de Valores Humanos, Educação, Relações e Interrelações com o Comportamento Ecológico, com interface das áreas de Psicologia Social, Psicologia Ambiental e Educação Ambiental. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasilia (UnB) por dois mandatos consecutivos, no período de agosto/2006 a setembro/2011. Foi coordenadora da Área de Educação e Ecologia Humana e da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB no período de agosto de 2009 a março de 2012. Coordenou a equipe de avaliação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no Distrito Federal no período de 2010 a 2013 e foi gestora substituta e pesquisadora do Projeto de Aplicação da Plataforma Educacional do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, com apoio do Ministério das Cidades, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Foi presidente da Comissão de Acompanhamento de Bolsistas de Demanda Social da CAPES do Programa de Pós-Graduação em Educação/UnB no período de 2010 a 2016. Coordenadora adjunta do Grupo de Psicologia Ambiental (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ? ANPEPP no biênio 2016-2018 e coordenadora adjunta do Grupo de Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, regional Centro-Oeste, no biênio 2016-2018. Eleita coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da ANPEPP e coordenadora do GT22 de Educação Ambiental da ANPED CO para o biênio 2018-2020. Eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília para o biênio 2018-2020. Orientadora de doutorado.

Katilen Machado Vicente Squarisi, Universidade de Brasília - UnB Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília-UnB (2017). Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (1996). Pós Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1997). Atualmente é professora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade CECAP no curso de Pedagogia e Psicopedagogia; Orientadora Educacional pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Psicanálise na Educação e atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, memória educativa, orientação vocacional, indisciplina, Bullying,grêmio estudantil,hábitos de estudo, sexualidade, drogas, ensino integral, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, dentre outros.

References

ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. Ressignificação do papel da psicologia da educação na formação continuada de professores de ciências e matemática. [Tese de doutorado]. Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. O Ser infante e o Ser professor na memória educativa escolar. In: Colóquio do Lepsi IP/FE-USP, 4., 2002, São Paulo. Anais eletrônicos. Disponível em:http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php/script=sci_arttext&pid=MSC0000000032002000400011&lng=es&nrm=abn. Acesso em: 10 Ago. 2020

ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires.; BITTENCOURT, Cleonice Pereira do Nascimento. The Writing of Educational Memories as a Significant Research Device. In: ATINERS CONFERENCE PAPER SERIES,23,2018, Athens. 2018, ed. EDU2018-2496. Athens: Atiner, 2018.Disponível em: https://www.atiner.gr/papers/EDU2018-2496.pdf. Acesso em: 24 mai. 2019.

BAGNATO, Maria Helena Salgado; COCCO, Maria Inês Monteiro. Memória Educativa e a Tessitura de conceitos educacionais – Experiência Vivenciada na Licenciatura em Enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S. l.], v. 10, n.3, p. 247–258, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n3/13354.pdf Acesso em: 09 de ago.2020

BARROSO, Betania Oliveira. Para além do sofrimento: uma possibilidade de ressignificação do mal-estar docente. [Mestrado em Educação]:Universidade de Brasília, Brasília, 2008.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/938. Acesso em:05 set.2019.

BIRMAN, Joel. Subjetividade, tempo e psicanálise. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v. 3,n. 4,p. 11-30, Dec. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415. Acesso em:26 set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142000004002.

CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber Elementos para uma teoria. 1. ed. Porto Alegre: Artmed. 2000.

CHAUVET, Márcia Barra Milhomens. Identidade docente e suas implicações no trabalho pedagógico com adolescentes em situação de risco: uma leitura psicanalítica. [Mestrado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2008.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5173.Acesso em:05 set.2019.

FERREIRA, Bárbara Menezes de Medeiros. Educação para o trânsito e o papel dos instrutores: uma leitura psicanalítica. [Mestrado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2015.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22681. Acesso em: 05 set.2019.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. p. 129-160.

FOUCAULT, Michel. Poderes e estratégias. In: Coleção Ditos & Escritos. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2003. p.241-252.

FREUD, Sigmund. O Interesse Educacional da Psicanálise. Totem e Tabu e outros trabalhos. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago,1996. p.190 -192.

FREUD, Sigmund. Interpretação dos sonhos. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago,1996. p.39-79.

FREUD, Sigmund. Uma nota sobre o "Bloco mágico". O Ego e o Id e outros trabalhos.In: FREUD, Sigmund.Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago,1996. p.255-259.

FREUD, Sigmund. Carta 52. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Mecanismo Psíquico dos Fenômenos Histéricos. Estudos sobre a histeria. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. p.39-53

FREUD, Sigmund. Explicações, aplicações e orientações. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise e outros trabalhos. In:

FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago,1996. p. 135-154.

FREUD, Sigmund. Prefácio de A juventude desorientada, de Aichhorn.O Ego e o Id e outros trabalhos. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.1996. p.307-308.

FREUD, Sigmund. Um estudo autobiográfico. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.p 10-74.

FREUD, Sigmund. Charcot. Primeiras Públicações Psicanáliticas. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.p. 17- 32.

FREUD, Sigmund. Projeto Para Uma Psicologia Científica. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KUPFER, Maria. Cristina., COSTA, Beethoven. Hortencio. Rodrigues., De CÉSARIS, Délia. Maaria., CARDOSO, Flávia. Fló., ORNELLAS, Maria. Lourdes., Bastos, Marise. Bartolozzi., Crochik, Nicole., Palhares, Odana. (2010). A produção brasileira no campo das articulações entre psicanálise e educação a partir de 1980.Estilos da Clínica, 15(2), 284-305. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46092.Acesso em: 03 set de 2019.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Figuras do Infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. 1.ed. Petrópolis: Vozes,2010.

MAIA, Gabriela Zambão Abdian. O cotidiano escolar como princípio das pesquisas em educação. Acta Scientiarum. Education, [S. l.], v. 42, p. e47545, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.47545. Acesso em: 07 de ago. 2020.

MALDANER, Jair José. O inconsciente na prática pedagógica. [Mestrado em Educação]:Universidade de Brasília, Brasília, 2009.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4062. Acesso em: 05 set.2019.

NOVELI, Márcio; ALBERTIN, Alberto Luiz. Um estudo da virtualização de processos: O uso de mundos virtuais com foco em ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [S. l.], v. 22, n. 71, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227151. Acesso em:07 de ago. 2020.

NOVOA, Antônio. Formação de Professores e profissão docente. In: NOVOA, Antônio. Os Professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p.25-30.

OLIVEIRA, Maria Lúcia (Org.). (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.Disponível em: http://books.scielo.org/id/vtzmp/pdf/oliveira-9788579830228.pdf. Acesso em: 02 out. 2019.

OLIVEIRA, Rosalina Rodrigues de. A transferência na ação pedagógica: ruído ou música? 2007. [Mestrado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9537. Acesso em: 05 set.2019.

OLIVEIRA, Rosalina Rodrigues de. Educação integral: cartografia do mal-estar e desafios para a formação docente. [Doutorado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10844. Acesso em: 05 set.2019.

PEREIRA, Marcelo Ricardo, SILVEIRA, Wegis Herculano. Análise do estado da arte em psicanálise e educação no Brasil (1987- 2012). Estilos clin., São Paulo, v. 20,n. 3,p. 369-390,dez. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282015000300002&lng=pt&nrm=iso.Acesso em: 03 de set de 2019.

PRAZERES, Sandra Mary Gonçalves. Constituição da subjetividade docente: as implicações na prática educativa. [Mestrado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2870. Acesso em: 05 set.2019.

SANTOS, David Almeida dos. Afeto e transferência na constituição do sujeito. [Mestrado em Educação]: Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18816. Acesso em: 05 set. 2019.

SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo, Companhia das Letras/Belo Horizonte, UFMG, 2007.

SEGUNDA, Katarina Maria Matos de Lacerda. Memorial: uma escrita de si. [Mestrado em Educação]:Universidade de Brasília, Brasília, 2011.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8496. Acesso em: 05 set.2019.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A história como trauma. In: NESTROVSKI, Arthur e SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Orgs.). Catástrofe e Representação: São Paulo: Editora Escuta,1991. p. 73-98

SILVA NÉTO, Nastassja Lopes. Inconsciente e educação: implicações da psicanálise na formação do pedagogo. [Mestrado em Educação]:Universidade de Brasília, Brasília, 2008.Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1691. Acesso em: 05 set. 2019.

SILVA, Maria Cecília Pereira da. A escrita como fonte de prazer: relato de uma experiência. J. psicanal., São Paulo, v. 50,n. 92,p. 55-62,jun.2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-58352017000100004&lng=pt&nrm=iso . Acesso em:29 set. 2019.

SQUARISI, Katilen Machado Vicente. O infantil na constituição da subjetividade: o memorial educativo de professores em escrita e ação. [Mestrado em Educação] Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22654. Acesso em: 05 set.2019.

SQUARISI, Katilen Machado Vicente. ALMEIDA, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de. BAREICHA, Paulo Sérgio de Andrade. O infantil na constituição da subjetividade: o memorial educativo de professores em escrita e ação.1. ed. Curitiba: CRV,2017.

TANIS, Bernardo. Memória e temporalidade: sobre o infantil em psicanálise. Rev. Ruth Kluska Rosa. São Paulo: Casa do Psicólogo.1995.

TAUBMAN, Peter Maas. The beautiful soul of teaching: The Contribution of Psychoanalytic Thought to Critical Self Reflection and Reflective Practice. In: GORDON, Mordechai. O'Brien, Thomas. V. (Org.). Bridging the Gap Between Theory and Practice. Rotterdam, the Netherlands: Sense Publishers, 2007.

TREBIEN, Marlise Márcia, SOUZA, Wiusilene Rufino de, OLIVEIRA, Elialdo Rodrigues de, SILVA, Jaci Lima da. Formação continuada de professores: uma epistemologia da prática. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 91–102, 2020. DOI: 10.24979/359.Disponível em:https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/359. Acesso em: 07 ago. 2020.

VILA VERDE, Radson Lima. Memória educativa: marcas da subjetividade discente. [Mestrado em Educação]:Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12459. Acesso em: 05 set.2019.

VOLTOLINI, Rinaldo. A relação professor-aluno não existe: corpo e imagem, presença e distância. ETD - Educação Temática Digital. Campinas – SP, v. 8, 119-139, 26 nov. 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/695. Acesso em: 25 set. 2019.

Published

2021-01-31

How to Cite

Bittencourt, C. P. do N., Almeida, I. M. M. Z. P. de, Pato, C. M. L., & Squarisi, K. M. V. (2021). Educational Memory as a research device: weaving ties at the University. Education, 46(1), e6/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644440682

Most read articles by the same author(s)