A criança e sua relação com a aprendizagem da escrita: algumas articulações possíveis com o processo de constituição do sujeito no chão da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466387

Palavras-chave:

psicanálise, educação, aprendizagem da escrita.

Resumo

Este trabalho aborda a questão da apre(e)ndizagem da escrita pelo sujeito-criança que chega à escola e é convidado pelo(a) professor(a) a marcar o papel. Partindo da compreensão de escrita como uma experiência singular e que está à prova do inconsciente, o artigo está estruturado em três seções: i) em “Da relação pais-bebê à relação pais-criança-escola”, buscamos elucidar o caminho da constituição do sujeito que chega ao chão da escola já marcado por ser objeto de desejo do Outro, imerso na história do seu psiquismo, simbolismos e vínculos afetivos; ii) em “A criança e o chão da escola: escrevendo no papel as marcas inscritas no inconsciente”, desvelamos o caminho dessas marcas mnêmicas, (re)pensando o lugar que a construção da escrita pode ter para a criança no espaço de aprendizagem; e iii) em “A criança, o adulto e a escrita como efeito da posição do sujeito na linguagem: reflexões a partir (e para além) do chão da escola”, trazemos o debate sobre o discurso social atribuído à escola, um discurso sustentado pela crença de que a aprendizagem da escrita oportuniza ao sujeito pertencente ao mundo da palavra e da linguagem acesso aos achados da ciência e às possibilidades de comunicação e inserção no laço social, apontando que a escrita é efeito da posição do sujeito na linguagem.

Biografia do Autor

Adail Silva Pereira dos Santos, University of Brasília

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília

Denise do Nascimento Percílio, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasília, DF

Psicóloga na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil

Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, University of Brasília

Professora doutora na Universidade de Brasília.

Silvano Messias dos Santos, University of Brasília

Doutorando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília

Referências

ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia, psicanálise e educação: três discursos diferentes? In: BUCHER, Richard; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de (Orgs.). Psicanálise e psicologia: desafios. Brasília: Ed. da UnB, 1993, p. 19-31.

ALVES, Rubem. Pimentas: para provocar incêndios, não é preciso fogo. 1ª ed. São Paulo: Ed. Planeta Brasil, 2012.

ANDRADE, Cleyton. Escrita Chinês: A língua feita para a Caligrafia. In: ANDRADE, Cleyton. (Org.). Lacan Chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise. Alagoas: Edufal, 2015, p. 59-81.

ARAGÃO, Regina Orth de. O encontro entre o psicanalista, os pais e o bebê. In: Revista Primórdios, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2014, p. 45-52. Disponível em: http://cprj.com.br/primordios/03/04_O_encontro_entre_o_psicanalista_os_pais_e_o_bebe.pdf. Acesso: 05 nov. 2020.

CALZAVARA, Maria Gláucia Pires; CÂMARA, Rodrigo Siqueira; SANTOS, Rodrigo Afonso Nogueira. O sintoma na psicanálise: uma investigação acerca das dificuldades de aprendizagem a partir da perspectiva dos professores. In: Perspectivas em Psicología, v. 13, n. 2, 2016, p. 49-56.

CALVINO, Ítalo. Mundo escrito e mundo não escrito. In: CALVINO, Ítalo. Mundo escrito e mundo não escrito. São Paulo: Companhia das Letras: 2015, p. 105-114.

CANTILINO, Amaury; ZAMBALDI, Carla Fonseca; SOUGEY, Everton Botello; RENNÓ JR., Joel. Transtornos psiquiátricos no pós-parto. In: Rev. Psiq. Clín., 2010, n. 37, v. 6, p. 278-84.

CHNAIDERMAN, Miriam Schenkman. Uma escuta-olhar: a experiência do cinema. In: CHNAIDERMAN, Miriam Schenkman. Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos. Rio de Janeiro: Funarte, 2018, p. 299-319.

COSTA, Terezinha. Psicanálise com crianças. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

CRAMER Bertrand; PALACIO ESPASA, Francisco. La pratique des psychothérapies mères-bébés: études cliniques ettechniques. Paris: PUF, 1993.

DUNKER, Christian. Paixão da ignorância: a escuta entre Psicanálise e Educação. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.

FRÖHLICH, Cláudia Bechara.; MOSCHEN, Simone Zanon. A Cor do Tempo no Andamento das Letras: notas entre o Preto e o Branco na Passagem da Oralidade ao Letramento. In: Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 99, 2017, p. 1-18. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275050047075.pdf. Acesso: 05 nov. 2020.

FREUD, Anna. Problems of infantile neuroses: a discussion. In: Psychonal Study Child (vol. IX). Londres: Imago, 1954.

FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos (1910). In: FREUD, Sigmund. Obras Completas Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

______. O poeta e o fantasiar (1908). In: FREUD, Sigmund. Obras incompletas de Sigmund Freud: Arte, Literatura e os Artistas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p.34-45.

______. Transitoriedade (1916). In: FREUD, Sigmund. Obras incompletas de Sigmund Freud: Arte, Literatura e os Artistas. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 148-150.

______. O delírio e os sonhos na Gradiva, Análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906 1909). In: FREUD, Sigmund. Obras Completas Sigmund Freud (v. 8). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

______. À guisa de introdução ao narcisismo. In: FREUD, Sigmund. Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 2004, p. 95-131.

GOLSE, Bernard. O que temos aprendido com os Bebês. In: CORRÊA FILHO, Laurista; CORRÊA, Maria Elena Girade; FRANÇA, Paulo Sérgio (Org.). Novos olhares sobre a gestação e a criança até os 3 anos: saúde perinatal, educação e o desenvolvimento do bebê. Brasília: Editora L.G.E., 2002.

HOPPE, Martha Marlene Wankler; FOLBERG, Maria Nestrovsky. O desejo e a aprendizagem da leitura e da escrita. In: Ágora, v. 20, n. 1, 2017, p. 147-158.

LACAN, Jacques. A Báscula do desejo. Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 189-203.

______. A função criativa da palavra. Seminário, livro 1: Os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p. 269-279.

______. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p. 237-324.

______. O seminário sobre A carta roubada. In: LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 13-66.

______. Seminário 10, a angústia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

LANGE, Mariana de Bastiani. Caminhares: fragmentos sobre oficinas de escrita e interrogações sobre os ensinares e os aprenderes. In: Conjectura, v. 15, n. 3, 2010, p. 167-174.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. A infância, a escola e os adultos. In: An. 5 Colóquio do LEPSI IP/FE-USP, 2004 [online]. Disponível em:

http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000032004000100003&script=sci_arttext. Acesso: 23 out. 2020.

______. As palavras e as condições da educação escolar. In: Educação e Realidade, v. 38, n. 2, 2013, p. 455-469.

______. Figuras do infantil: a psicanálise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Vozes, 2010.

LEBOVICI, Serge. O bebê, a mãe e o psicanalista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MOREIRA, Maria Elizabeth Lopes; MORSCH, Denise Streit (Org.) Quando a Vida Começa Diferente: o bebê e sua família na UTI Neonatal. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003.

MÜLLER, Cristiane; Traversini, Clarice Salete. “Gosto de cruzar os braços”: as representações culturais construídas pelas crianças. In: DALLAZEN, Maria Izabel; XAVIER, Maria Luisa (Orgs.). Alfabeletrar: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 35-52.

PONTALIS, Jean-Bertrand; MANGO, Edmundo Gómez. Freud com os escritores. São Paulo: Três Estrelas, 2012.

RICOEUR, Paul. A vida: uma narrativa em busca de um narrador. In: RICOEUR, Paul. Escritos e conferências 1 em torno da psicanálise. São Paulo: Edições Loyola, 2008, p. 197-211.

RIVERA, Tania. Entrevista com Tania Rivera. In: SIG Revista de Psicanálise, ano 7, n. 2, 2018.

SACCO, Ricardo Dias. Para uma etiologia da renúncia ao professar: alguns apanhados da corte ao neoliberalismo no Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2017.

SEI, Carla Cervera; MOSCHEN, Simone. Da escrita no corpo à escrita no papel: os caminhos do aprender a escrever. In: Estilos clin., São Paulo, v. 19, n. 2, 2014, p. 325-338. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-71282014000200007. Acesso: 05 nov. 2020.

STERN, Daniel. Constelação da Maternidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SZEJER, Myriam. Se os bebês falassem. São Paulo: Instituto Language, 2016.

WILLEMART, Philippe. Além da psicanálise: a literatura e as artes. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

______. Os processos de criação na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.

______. O tempo lógico e as rodas da escritura e da leitura. São Paulo: Fapesp, 2014.

WINNICOTT, Donald. Textos selecionados da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1978.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Santos, A. S. P. dos ., Percílio, D. do N., Almeida, I. M. M. Z. P. de, & Santos, S. M. dos. (2023). A criança e sua relação com a aprendizagem da escrita: algumas articulações possíveis com o processo de constituição do sujeito no chão da escola. Educação, 48(1), e64/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644466387

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.