<b> O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida</b>

Autores/as

  • Ivani Ruela de Oliveira Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo
  • Leila Maria Ferreira Salles Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464443636

Palabras clave:

Adolescent, Socio-educational measure, educational inclusion.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464443636

 

Este estudo teve por objetivo investigar uma política pública destinada à escolarização dos adolescentes autores de ato infracional privados de liberdade na Unidade de Internação Provisória - UIP da Fundação Centro de Atendimento Sócioeducativo ao Adolescente - Fundação CASA, instalada no Núcleo de Atendimento Integrado de Americana - NAIA. Procurou-se analisar e investigar as contribuições do “Projeto Educação e Cidadania” para a inclusão na escola do aluno autor de ato infracional. Para tanto foram entrevistados todos os adolescentes que participaram do projeto, que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida e que haviam voltado a estudar. Também foram entrevistados seus professores, colegas, funcionários e gestores das escolas. Os resultados indicaram que os alunos, após a participação no projeto, se diziam mais preparados para o exercício da cidadania. Porem, tanto eles como os educadores mostraram ter dúvidas em relação à eficácia do projeto no que se refere a sua contribuição para a inclusão escolar. A avaliação feita sobre o projeto não permitiu apontar claramente se ele de fato contribuiu para a permanência daqueles alunos na escola.

Biografía del autor/a

Leila Maria Ferreira Salles, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Rio Claro, São Paulo

Profa. Adjunta do Depto de Educação, UNESP/RC

Titulação: Livre Docente

Publicado

2012-05-09

Cómo citar

Silva, I. R. de O., & Ferreira Salles, L. M. (2012). <b> O “Projeto Educação e Cidadania” e a inclusão escolar do adolescente em liberdade assistida</b>. Educación, 37(2), 381–396. https://doi.org/10.5902/198464443636

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua