Formação para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia: alguns rastros de discursos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644435757

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino de Matemática, Discursos.

Resumen

Este artigo é resultado de atividades de pesquisa realizada em parceria com quatro Universidades gaúchas, em que investigamos sobre a constituição da docência para ensinar Matemática na Educação Básica. Neste texto, apresenta-se um recorte do estudo mais amplo, analisando-se os Planos de Ensino (PE) do componente curricular Matemática. Pretende-se responder às seguintes questões: Quais discursos sobre o ensino de matemática manifestam-se nos Planos de Ensino de um curso de Pedagogia de 2011 a 2016? De que modo os discursos sobre o ensino da matemática estão presentes nesses Planos de Ensino? Argumentamos que os Planos de Ensino constituem e são constituídos por rastros de jogos de verdade que produzem efeitos na formação dos professores para ensinar matemática nos anos iniciais. Ao finalizarmos o estudo, delineamos alguns rastros de discursos presentes nos Planos de Ensino: as abordagens construtivistas marcadas pelas teorias piagetianas, a matemática escolar como referência principal na formação do professor dos anos iniciais e a separação entre teoria e prática.

Biografía del autor/a

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, Rio Grande do Sul

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, atuando nos cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação. Pesquisadora integrante dos Grupos de Pesquisa: GEEM/UNIJUÍ/CNPq - Grupo de Estudos em Educação Matemática e GIPEDI/UNISINOS/CNPq - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças.

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora adjunta do Curso de Pedagogia, coordenadora da equipe de estágios curriculares e coordenadora da área Letramento e Educação Infantil do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão/RS. Coordenadora de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/FNDE) na Unipampa.

Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/40h). Atua na linha de pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Pesquisador integrante dos Grupos de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação - UNISC/CNPq e Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças - GIPEDI/UNISINOS/CNPq.

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Publicado

2020-05-14

Cómo citar

Pozzobon, M. C. C., Moura, P. dos S., & Oliveira, C. J. de. (2020). Formação para ensinar Matemática em um curso de Pedagogia: alguns rastros de discursos. Educación, 45(1), e47/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644435757